POLÍTICA

Com 28% de aprovação, reeleição de Marcos Adriano é rejeitada por 66%

Com 28% de aprovação, reeleição de Marcos Adriano é rejeitada por 66%

Índices de prefeito de Pedranópolis são os mais baixos de toda a região, repetindo números apurados em Abril deste ano

Índices de prefeito de Pedranópolis são os mais baixos de toda a região, repetindo números apurados em Abril deste ano

Publicada há 4 anos

Da Redação

Pelos dados coletados no último dia 01 de dezembro, os eleitores de Pedranópolis (sede) e dos distritos de Santa Isabel e Dulcelina continuam reprovando a atual condução do Executivo Municipal pelo prefeito Marcos Adriano da Silva-PTB. Aprovam a sua administração 28% dos entrevistados que a qualificaram como “ótima” ou “boa”. Por outro lado, expressivos 51% rejeitaram-na, adjetivando-a como “ruim” ou “péssima”. O índice de reprovação é praticamente 1,8 vezes maior que o de aprovação. No intermédio estão 18% que afirmaram ser “regular”.


COMPARATIVO

No comparativo com idêntico procedimento de avaliação popular publicado em Abril deste ano, temos uma certa estabilidade dos números. Naquela oportunidade, como nesta, foram ouvidos 296 eleitores que confirmaram altos índices de reprovação administrativa do atual governo pedranopolense. O índice dos que o avaliam como “ótimo” foi de 3% para 4%; o de “bom” caiu de 25% para 24%; o de “regular” de 21% para 18%; o de “ruim” subiu de 24% para 25% e o de “péssimo” manteve-se na casa dos 25 pontos (confira no quadro acima).


REELEIÇÃO E TRANSFERIBILIDADE

Como está no exercício do primeiro mandato e, por consequência, pode disputar a reeleição, também indagamos os eleitores pedranopolenses a esse respeito. Pelos índices resultantes, o atual gestor municipal terá dificuldades em disputar, com possibilidade de vencer, a reeleição.

Disparados, 66% dos eleitores afirmaram que “não votariam” no atual prefeito em eventual recondução ao cargo. Na pesquisa anterior esse número era de 60%. Outros 18% declaram que “sim”, mesmo índice de Abril e outros 9% que “talvez” (em Abril era 11%).

Outro dado que, complementarmente ao quesito anterior, mostra o quadro desfavorável ao governo municipal pedranopolense é o atual índice de transferibilidade de votos do prefeito “Marquinhos”.

Apenas 12% dos entrevistados afirmaram que votariam em um candidato indicado pelo alcaide. Apesar de baixo, o índice é o dobro do apurado anteriormente.  No polo oposto estão 37% que afirmaram negativamente, ou seja, não apoiariam um nome que tivesse o apoio do prefeito. Antes era de 38%. Outros 36% declararam que “talvez” seguissem a indicação, muito provavelmente dependendo do nome escolhido para a disputa por Marcos Adriano. Em Abril eram 42%.


LEGISLATIVO

A avaliação dos trabalhos desenvolvidos pelos vereadores frente ao Legislativo Municipal ganharam avaliação absolutamente simétrica ao do Executivo.

Exatos 55% dos respondentes qualificam a atuação da Câmara de Vereadores como “ruim” ou “péssima”. Na pesquisa anterior era 50%. Como “ótima” ou “boa” 17,%, mesmo índice atribuído no passado. Afirmaram ser regular 27%, enquanto que em Abril o índice foi de 30%.


SETORES MUNICIPAIS

Outro tópico objeto da pesquisa foi a avaliação dos eleitores do município quanto a diversos setores/secretarias de Pedranópolis. O mais bem avaliado, disparado, foi o “Assistência Social”. Ele obteve notas nove ou dez de 33% dos entrevistados. Após vem a “Educação Municipal” com 27% de notas nove ou dez, seguido de “Transporte Escolar e Saúde” com 25%. Os destaques negativos ficaram para “Obras e Estradas Rurais” com apenas 14%.

últimas