POLÍTICA

Aprovação de governo Barão passa de 42% para 58%; da Câmara é de 29%

Aprovação de governo Barão passa de 42% para 58%; da Câmara é de 29%

Número de eleitores de Estrela D´Oeste que aprovam a atual administração municipal sobre 16 pontos entre Abril e Dezembro deste ano

Número de eleitores de Estrela D´Oeste que aprovam a atual administração municipal sobre 16 pontos entre Abril e Dezembro deste ano

Publicada há 4 anos

Da Redação

A administração municipal do prefeito Barão Lopes-PSB foi uma das que apresentou maior evolução positiva dos índices de aprovação na região no intervalo dentre as pesquisas divulgadas em Abril/Maio e Dezembro deste ano. Apesar de ter assumido o governo em janeiro de 2018, tendo, portando, menos tempo que seus companheiros para implantação de seus projetos, ele conta com 58% de aprovação, índice este vindo daqueles eleitores que consideram sua administração “ótima” ou “boa”. Classificam-na como “regular” 22% e reprovam sua condução frente ao Executivo estrelense 10%. Esses dados provêm de pesquisa de opinião pública realizada em Estrela D´Oeste no último dia 08, mediante a oitiva de 238 eleitores, subdivididos, proporcionalmente, em sete setores.


COMPARATIVOComparando os índices atuais com os de pesquisa realizada no município em 14 de Abril, temos que naquela oportunidade o índice de aprovação de Barão foi de 42%. Agora subiu 16% e chegou a 58%. O número de respondentes que afirmaram ser “regular”, naquela oportunidade, foi de 31% (contra 22% atualmente) e os que reprovaram atingiram 24%, mediante classificação como “ruim” ou “péssima”. Agora são 10%.


REELEIÇÃO E TRANSFERIBILIDADEComo está no exercício do primeiro mandato e, por consequência, pode disputar a reeleição no pleito de outubro do próximo ano, também indagamos os eleitores a esse respeito. Nesse quesito o índice dos que declararam que votariam em Barão numa eventual tentativa de recondução atingiu 40%. Em Abril esse índice era de 34%, o que denota uma evolução positiva de 6 pontos percentuais. No outro extremo, o daqueles que afirmaram que “não votariam no atual prefeito” nessa hipótese estão 16% (na pesquisa anterior era 31%). Escolheram a opção “talvez” 31% dos respondentes da presente pesquisa (contra 26% anteriormente). Certamente aqui estão aglutinados aqueles que aguardam os resultados do restante de seu atual mandato para definirem-se.

Outro quesito submetido à avaliação popular foi com o objetivo de auferir o índice de transferência de votos do atual prefeito, caso ele opte por apoiar outro nome e desista da tentativa de reeleição. 20% dos eleitores afirmaram que votariam num nome indicado pelo prefeito (antes era 16%); 24% cravaram, incondicionalmente, que “não” (eram 31% em Abril) e 43% disseram que “talvez” (era 44% antes). Aqui se agrupam aqueles que esperam o nome escolhido para, posteriormente, decidirem.


LEGISLATIVOOs trabalhos da Câmara Municipal de Estrela D´Oeste têm avaliação estável por parte dos respondentes. 29% dos entrevistados aprovam-nos, classificando como “ótimos” ou “bons” (era 28% em Abril). Por outro lado, 22% reprovam as ações dos vereadores, afirmando serem “ruins” ou “péssimas”. Esse índice, anteriormente, foi de 21%. Como “regular” apontam 32% dos eleitores populinenses (era 44% em Abril).


SETORES MUNICIPAIS

Outro tópico objeto da pesquisa foi a avaliação dos eleitores do município quanto a diversos setores/secretarias que compõem a administração de Estrela D´Oeste. Os mais bem avaliados são os setores de “Transporte Escolar”, “Assistência Social” e “Saúde” ficaram  como os melhores. Por outro lado, o setor de “Obras” foi o mais reprovado com 18% de notas 9 ou 10.  Confiram, ao lado, os dados completos.

últimas