RECONHECIMENTO

AES Tietê é certificada internacionalmente por integração de processos em meio ambiente, saúde e segurança

AES Tietê é certificada internacionalmente por integração de processos em meio ambiente, saúde e segurança

Empresa é a primeira do País a obter a ISO 45.001, lançada no final de 2018 para os segmentos eólico e solar

Empresa é a primeira do País a obter a ISO 45.001, lançada no final de 2018 para os segmentos eólico e solar

Publicada há 4 anos

Da Redação

A AES Tietê, operadora das usinas hidrelétricas de Água Vermelha e Promissão e do Complexo Solar Ouroeste, acaba de conquistar a ISO 45.001 no escopo que contempla as operações de energia hidráulica, eólica e solar, além do COGE, em Bauru, e a sede, em São Paulo. A integração dos processos de meio ambiente, saúde e segurança implementados pela AES Tietê desde 2011 resultaram nesta importante conquista institucional para a companhia, que é pioneira na certificação ISO 14.001.

A recomendação foi pela certificadora ABS Quality Evaluations, após auditoria, e a ISO 45.001 substituiu a OHSAS 18.001/2007 e é a norma responsável pelos requisitos e diretrizes dos sistemas de gestão de saúde e segurança ocupacional voltados à prevenção de acidentes. Já a norma ISO 14.001, especifica os requisitos de um sistema de gestão ambiental e permite desenvolver uma estrutura de proteção ao meio ambiente, segundo informado pelo gerente de Meio Ambiente, Saúde e Segurança do Trabalho, Leandro Forti.

"A recomendação de certificação pela ABS para as duas normas comprovou que todos os requisitos estabelecidos foram cumpridos em nove usinas hidrelétricas, três pequenas centrais hidrelétricas, Complexo Solar Guaimbê e o Complexo Eólico Alto Sertão 2", detalha o especialista.

DESENVOLVIMENTO INTEGRADO

A manutenção do sistema e a ação de alinhamento dos processos de meio ambiente, saúde e segurança consolidou toda a expertise aplicada à operação e gestão hidroelétrica como aprendizado para os ativos de geração eólica e solar, neste momento de expansão dos negócios das AES Tietê nos segmentos elencados.

"É oportuno destacar que tínhamos todas as usinas hidrelétricas da AES Tietê certificadas nos dois sistemas. A mudança no perfil da usina hidrelétrica incluindo as operações solar e eólica foram fundamentais para integrarmos os processos de meio ambiente, saúde e segurança. Por isso decidimos revisitar todo o sistema de gestão ambiental e de segurança do trabalho para garantirmos que estávamos aderentes aos requisitos das normas em todas as áreas", observa Forti.

O maior desafio, na avaliação do profissional, foi alinhar os processos nas novas operações, contudo, o know how da AES Tietê contribuiu para que a incorporação fosse aplicada de forma conjunta. "A experiência em hidrelétrica nos concedeu agilidade na otimização dos processos, eliminando a necessidade de construir um sistema do 'zero'. Foi um ano de muito trabalho e que resultou na certificação das frentes operacionais", acrescenta o gerente.

Outra informação importante destacada pelo gestor dos procedimentos de segurança é que pesquisas realizadas em diversas plataformas confirmaram que nenhuma empresa com atuação no território nacional conta com a certificação ISO 45.001 e ISO 14.001 multi-sites para os segmentos de geração hidroelétrica, solar e eólica, ou seja um mesmo processo de certificação para todas as áreas. Neste sentido, o reconhecimento aumenta a importância da recomendação técnica, visto que se um dos itens avaliados apresentarem discordância nos requisitos, as demais operações terão sua certificação comprometida.

"Mesmo com a expansão e inclusão de novos negócios, a AES Tietê confirmou a padronização de seus processos normativos. Além de garantir um alto padrão de trabalho para segurança e meio ambiente nas localidades onde atuamos, garantimos aos nossos clientes efetividade nas operações", conclui.


Fonte: Assessoria de Imprensa - AES Tietê 

últimas