POLÍTICA

Governo Adauto tem aprovação de 74%; 50% apoiam sua reeleição

Governo Adauto tem aprovação de 74%; 50% apoiam sua reeleição

Índice de aprovação administrativa apurado em Abril subiu 5 pontos e taxa de apoio à eventual reeleição atinge 50% dos eleitores

Índice de aprovação administrativa apurado em Abril subiu 5 pontos e taxa de apoio à eventual reeleição atinge 50% dos eleitores

Publicada há 4 anos

Da Redação

A progressão positiva da aprovação das ações administrativas empreendidas nestes três últimos anos, além de um acréscimo no índice de populinenses que declararam apoiar eventual tentativa de reeleição. Estas foram as principais constatações apuradas em pesquisa de opinião pública realizada em Populina no último dia 08, mediante entrevista de 356 eleitores, subdivididos, proporcionalmente, entre Populina (sede) e Vila Sol (distrito). Pelos dados resultantes, a atual gestão de Adauto Severo-PPS e João Cezar Robles Brandini-MDB tem a aprovação de 74% dos eleitores entrevistas que a classificaram como “ótima” ou “boa”. No intermédio estão 17% que afirmaram ser “regular”, enquanto que 4% reprovaram, adjetivando como “ruim” ou “péssima”.


COMPARATIVOComparando os índices atuais que os de pesquisa realizada no município em 07 de Abril, temos que naquela oportunidade o índice de aprovação da dupla Adauto/Robles foi de 69%, agora acresceu 5% e atingiu os 74 pontos percentuais. Já os que optaram pelo “regular” foi de 17% (mesmo índice atual); os que reprovaram, em abril, somaram 10% e atualmente são apenas 4%, um dos menores índices de toda a região.


REELEIÇÃO E TRANSFERIBILIDADEComo está no exercício do primeiro mandato e, por consequência, pode disputar a reeleição no pleito de outubro do próximo ano, também indagamos os eleitores a esse respeito. Nesse quesito o índice dos que declararam que votariam em Adauto numa eventual tentativa de recondução atingiu 50%. Em Abril esse índice era de 44%, o que denota uma evolução positiva de 6 pontos percentuais. No outro extremo, o daqueles que afirmaram que “não votariam no atual prefeito” nessa hipótese estão 17% (na pesquisa anterior era 21%). Escolheram a opção “talvez” 25% dos respondentes da presente pesquisa (contra 26%  anteriormente). Certamente aqui estão aglutinados aqueles que aguardam os resultados do restante de seu atual mandato para definirem-se.

Outro quesito submetido à avaliação popular foi com o objetivo de auferir o índice de transferência de votos do atual prefeito, caso ele opte por apoiar outro nome e desista da tentativa de reeleição. 30% dos eleitores afirmaram que votariam num nome indicado pelo prefeito (antes era 22%); 22% cravaram, incondicionalmente, que “não” (em Abril era 24%) e 38% disseram que “talvez” (era 41% antes). Aqui se agrupam aqueles que esperam o nome escolhido para, posteriormente, decidirem.


LEGISLATIVOOs trabalhos da Câmara Municipal de Populina tem uma das mais altas aprovações da região. 40% dos entrevistados aprovam-os, classificando como “ótimos” ou “bons” (era 39% em Abril). Por outro lado, 17% reprovam as ações dos vereadores, afirmando serem “ruins” ou “péssimas”. Esse índice, anteriormente, foi de 28%. Como “regular” apontam 40% dos eleitores populinenses (era 29% em Abril).


SETORES MUNICIPAIS

Outro tópico objeto da pesquisa foi a avaliação dos eleitores do município quanto a diversos setores/secretarias que compõem a administração de Populina. O mais bem avaliado, disparado, é o setor de “Transporte Escolar” com 72% de notas 9 ou 10 atribuídas pelos respondentes, seguindo pela “Educação” com 58%. Por outro lado, disparado, o setor de “Obras” foi o mais reprovado com 22% de notas 9 ou 10.  Confiram, abaixo, os dados completos.

últimas