POLÍTICA

Com evolução dos índices, governo Elaine chega a aprovação de 65%

Com evolução dos índices, governo Elaine chega a aprovação de 65%

Em Abril, pesquisa relevou que 38% aprovavam a administração municipal; agora índice saltou para 65%. Outros números tiveram flutuação positiva

Em Abril, pesquisa relevou que 38% aprovavam a administração municipal; agora índice saltou para 65%. Outros números tiveram flutuação positiva

Publicada há 4 anos

Da Redação

O governo municipal da prefeita Elaine Rocha-PSD tem a aprovação de 65% dos eleitores de Indiaporã, que o classificou como “ótimo” ou “bom”. Os números advêm de pesquisa de opinião pública realizada no último dia 08, mediante a oitiva de 360 entrevistados, subdivididos proporcionalmente dentre a sede e o distrito de Tupinambá. Ainda classificam como “regular” outros 20% e 12% reprovam-no, adjetivando-no como “ruim” ou “péssimo”. 


COMPARATIVONo comparativo com idêntico procedimento realizado no mês de Abril e divulgado em nossa edição diária daquele dia 13 deste ano, vemos que os índices de aprovação administrava, bem como os demais, evoluíram positivamente. A aprovação das ações do governo municipal, naquela oportunidade, foram aprovadas por 38% dos entrevistados indiaporãenses (agora foram 65%); o índice de “regular” em Abril foi de 35% (em dezembro é de 20%) e a reprovação, computados os que classificaram como “ruim” ou “péssimo” foi de 20% (contra 12% atualmente).


TRANSFERIBILIDADEComo não pode recanditar-se, uma vez que já se usufruiu da reeleição, averiguamos a índice de transferibilidade de votos da alcaidessa. 30% dos respondentes afirmaram que, independentemente do nome escolhido para a sucessão, votaria no indicado pela prefeita Elaine Rocha (em Abril era 33%); no polo oposto, 24% do respondentes refutam a possibilidade (antes era 26%) e outros 30% cravam no “talvez” (antes era 35%). Esses, certamente, aguardam a definição do nome que receberá o apoio oficial do atual governo para, após, decidirem seus votos.


ATUAÇÃO DO VICEComo os eleitores estão avaliando a atuação do vice-prefeito “Diego Dentista”-PMDB, também foi objeto de aferição. Seus índices são semelhantes aos de Elaine. 55% consideram sua atuação “ótima” ou “boa”.  Na pesquisa de Abril era 40%. Como “regular” estão 28% (antes era 33%)  e reprovam-na 10%, classificando-a como “ruim” ou “péssima” (era 23%).


LEGISLATIVOA avaliação dos trabalhos desenvolvidos pelos vereadores frente ao Legislativo Municipal mostra que a maioria absoluta classifica-o como “regular”. Escolheram essa opção 38% dos respondentes. Em levantamento realizado em Abril deste ano, esse quesito obteve índice de 43%. Outros 24% afirmaram ser “ótima” ou “boa”(anteriormente foi de 31%). Classificaram como “ruim” ou “péssima” a atuação legislativa 26% dos respondentes, contra 23% da prévia de Abril. 


SETORES MUNICIPAIS

Outro tópico objeto da pesquisa foi a avaliação dos eleitores do município quanto a diversos setores/secretarias que compõe a estrutura governamental de Indiaporã. 

O mais bem avaliado, disparado, foi o setor de “Saúde Pública. Ele recebeu notas nove ou dez de 69% dos entrevistados. Logo após veio o de “Educação com 57% de índice nove ou dez, seguido por “Transporte Escolar” com 55%. As avaliações mais baixas foram para o “Esportes”, com 36%; para o setor de “Habitação” e para “Obras Públicas”, todos com o mesmo índice. Confira, nos gráficos abaixo, todos os detalhes.

últimas