POLÍTICA

Intenção de votos para Alex cai de 33% para 24%; aprovação é de 39%

Intenção de votos para Alex cai de 33% para 24%; aprovação é de 39%

Comparativo é entre pesquisa divulgada em Abril e a atual; índice de aprovação do Legislativo continua maior que do Executivo: 40%

Comparativo é entre pesquisa divulgada em Abril e a atual; índice de aprovação do Legislativo continua maior que do Executivo: 40%

Publicada há 4 anos

Da Redação

Uma evolução mínima nos índices de aprovação administrativa, passando de 38% para 39%, mas compensada pela baixa no número de eleitores dispostos a apoiar eventual tentativa de reeleição. Eis o cenário apurado em Turmalina no último dia 08, quando foram entrevistados 284 eleitores, subdivididos, proporcionalmente, na sede (Turmalina) e em Fátima Paulista (distrito). Na avaliação popular, o atual governo municipal de Alex Ribeiro-MDB e Calixto-DEM recebeu a aprovação de 39% dos eleitores que classificaram sua gestão como “ótima” ou “boa”. Outros 29% disseram ser “regular”, enquanto que 27% reprovaram-na, optando pelo “ruim” ou “péssimo”. Ressalte que a administração de ambos iniciou-se em junho de 2018, após a cassação, pela Justiça Eleitoral, da prefeita Fernanda Massoni, eleita em 2016.


COMPARATIVO

Comparando os índices desta pesquisa de opinião pública com a realizada em Abril deste ano por este jornal diário, constata-se uma melhora, ainda que mínima, nos índices avaliativos do governo municipal. Naquela oportunidade, 38% dos entrevistados afirmaram ser a administração “ótima” ou “boa”. Agora foram 39%. Outros 32% afirmaram, em Abril, ser “regular”; nesta pesquisa foi 29%. A reprovação, manifestada pelas respostas “ruins” ou “péssimas” foi, naquela ocasião, de 28% contra 27% atualmente. 

REELEIÇÃO E TRANSFERIBILIDADEComo está no exercício do primeiro mandato e, por consequência, pode disputar a reeleição no pleito de outubro do próximo ano, também indagamos os eleitores a esse respeito. Aqui os índices de Ribeiro decresceram. Declararam que votariam em Alex, numa eventual tentativa de recondução, 24%. No procedimento popular realizado em Abril, esse índice era 33%. Outros 34% afirmaram que “não” votariam no atual prefeito (era 30%), enquanto que 29% opinaram que “talvez” (anteriormente foi de 25%).

Outro quesito submetido à avaliação popular foi com o objetivo de auferir o índice de transferência de votos do atual prefeito, caso ele opte por apoiar outro nome e desista da tentativa de reeleição. Apenas 14% dos eleitores afirmaram que votariam num nome indicado por Alex. Tal índice é absolutamente simétrico ao apurado em Abril. 37% cravaram que “não” acompanhariam o alcaide (era 39%)  e outros 37% disseram que “talvez” (era 33%). Aqui se agrupam aqueles que esperam o nome escolhido para, posteriormente, decidirem.


LEGISLATIVOA avaliação dos trabalhos desenvolvidos pelos vereadores frente ao Legislativo Municipal novamente é melhor que do Executivo. 40% classificam-o como “ótimo” ou “bom” (foi de 43% na pesquisa anterior); 31% como “regular” (contra 32% em Abril) e 26% como “ruim” ou “péssimo” (era 23% anteriormente. Turmalina é o único município em toda a região em que o índice de aprovação do Legislativo supera o do Executivo.


SETORES MUNICIPAIS

Outro tópico objeto da pesquisa foi a avaliação dos eleitores do município quanto a diversos setores/secretarias que compõem a administração municipal de Turmalina. 

O mais bem avaliado é o setor de “Assistência Social”  com 57% de notas 9 ou 10, seguindo pela Saúde com 54%. Por outro lado, o pior avaliado na opinião dos eleitores foi o de “Esportes” com 13% de notas máximas atribuídas. Confira, abaixo, os dados completos.

últimas