POLÍTICA

Administração Lene Marsola/Nico é a mais bem avaliada da região

Administração Lene Marsola/Nico é a mais bem avaliada da região

Atual governo tem 79% de aprovação administrativa e prefeita tem índice de transferibilidade de votos na casa dos 57%

Atual governo tem 79% de aprovação administrativa e prefeita tem índice de transferibilidade de votos na casa dos 57%

Publicada há 4 anos

Da Redação

Os eleitores macedônicos continuam atribuindo índices altamente positivos para seus representantes no Executivo Municipal. Novamente a administração da prefeita Lene Marsola-PTB e do vice-prefeito Nico Cruz-PTB conquistaram os maiores índices em toda a região. Exatos 79% dos  entrevistados qualificaram a administração como “ótima” ou “boa”. No outro extremo, apenas 8% adjetivaram-na como “ruim” ou “péssima”. No meio termo, tem-se outros 10% que a julga como “regular”. 


COMPARATIVONo comparativo entre a atual pesquisa realizada no último dia 1º e a divulgada no início do mês de Abril deste ano, vislumbra-se uma estabilidade nos número. Naquela oportunidade os mesmos 79% aprovaram a atuação dos gestores. A diferença é que em Abril, os que avaliaram como “ótimo” somaram 27% e, agora, subiram para 30%. O índice de regular naquela oportunidade foi de 9% e, agora, de 10%. A reprovação, naquela oportunidade, foi de 11%. Atualmente classifica o governo municipal como “ruim” ou “péssimo” apenas 8%.


TRANSFERIBILIDADEO resultado da pesquisa mostra uma condição amplamente favorável à atual gestora. Além desses índices, também foi quantificado a capacidade de transferibilidade de Lene Marsola, haja vista que ela já é reeleita e, portanto, impedida de participar do próximo pleito municipal. Nesse tópico, 57% dos entrevistados afirmaram que votariam no nome que a alcaidessa indicasse. Em Abril esse índice foi de 56%. Por outro lado, 12% que cravaram que, independentemente do nome escolhido, não votariam. Esse índice anteriormente foi de 11%. Outros 22% optaram pelo “talvez”. Certamente, dentre esses, prevalece a cautela e a decisão dependerá do nome do sucessor escolhido por Marsola. Antes era de 25%. O atual vice-prefeito Nico da Cruz tem avaliação de desempenho pessoal “colado” ao da prefeita Lene e é tido como “ótimo” ou “bom por 69% dos entrevistados


LEGISLATIVOPor outro lado, o Parlamento Municipal não obteve a aprovação popular atribuída ao Executivo. Apenas 20% dos eleitores de Macedônia classificam a atuação da Câmara Municipal como “ótima” ou “boa”. Esse índice é 3,9 vezes menor que o registrado para o Executivo Municipal. Na pesquisa divulgada em Abril deste ano esse mesmo índice foi de 22%. No polo oposto, 24% avaliam-na como “ruim” ou “péssima”. Neste tópico constata-se uma importante regressão da reprovação aos trabalhos dos edis. Anteriormente o número era de 47%. No intermédio estão 46% que afirmaram ser “regular” (contra 27% da pesquisa anterior).


SETORES MUNICIPAIS

Outro tópico objeto da pesquisa foi a avaliação dos eleitores do município quanto aos diversos setores/secretarias que compõem a estrutura administrativa de Macedônia. 

O mais bem avaliado, disparado, foi o da “Saúde Pública. Ele obteve notas nove ou dez para 67% dos entrevistados. O pior índice desse setor foi notas 3 a 4, demonstrando, daí, ampla aprovação. No outro extremo está o “Esportes” com apenas 24% de notas nove e dez, seguido de “Habitação” com 26% de notas máximas. Outros destaques positivos estão naqueles setores considerados essenciais pela população: “Educação” e “Transporte Escolar”. Em ambos as notas nove ou dez totalizaram 63%. Confira, nos gráficos abaixo todos os detalhes.

últimas