POLÍTICA

Aprovação da administração Nilson Caffer salta de 53% para 68%

Aprovação da administração Nilson Caffer salta de 53% para 68%

Comparativo é entre pesquisa divulgada em Abril e a atual; índice daqueles que declararam votar no atual prefeito subiu para 46%

Comparativo é entre pesquisa divulgada em Abril e a atual; índice daqueles que declararam votar no atual prefeito subiu para 46%

Publicada há 4 anos

Da Redação

A avaliação da administração municipal de Guarani D´Oeste, conduzida pelo prefeito Nilson Caffer-PTB passou por uma flutuação positiva e atingiu expressivos índices de aprovação. A assertiva deriva dos dados resultantes de pesquisa de opinião pública realizada no último dia 08 mediante a oitiva de 213 eleitores subdivididos, proporcionalmente, em 4 setores. 68% dos entrevistados aprovam a atual gestão municipal, classificando-a como “boa” ou “ótima”; no polo oposto, 6% rejeitam-na, adjetivando como “ruim”. Outros 20% afirmaram ser “regular”. A taxa de aprovação de Nilson Caffer é cerca de onze vezes superior à da reprovação.


COMPARATIVOComparando os dados apurados nesta prévia com os divulgados por este diário em Abril deste ano, constatamos flutuação positiva em praticamente todos os índices. A aprovação administrativa naquela oportunidade foi de 53%. Agora é de 68%. A taxa de reprovação anterior foi de 16%, incluindo aqueles que a classificaram como “ruim” ou “péssima”. Agora atinge 6% dos entrevistados. Como “regular”, em Abril, estavam 25%. Atualmente é de 20%.


REELEIÇÃO E TRANSFERIBILIDADEComo está no exercício do primeiro mandato e, por consequência, pode disputar a reeleição no pleito de outubro do próximo ano, também indagamos os eleitores a esse respeito. Nesse quesito o índice dos que declararam que votariam em Nilson numa eventual tentativa de recondução atingiu 46%. Esse índice em Abril era de 40%. Por outro lado, 22% declararam que não escolheriam seu nome (contra 30% na pesquisa anterior). 20% dos entrevistados declararam que “talvez” (anteriormente era de 19%). Neste índice certamente estão aqueles que aguardam as ações públicas do restante do atual mandato para, após, decidirem-se.

Outro quesito submetido à avaliação popular foi com o objetivo de auferir o índice de transferência de votos do atual prefeito, caso ele opte por apoiar outro nome e desista da tentativa de reeleição. Nesse quesito o maior índice foi daqueles que afirmaram que “não” votariam no nome indicado pelo atual prefeito: 36%. Na pesquisa de Abril esse índice era de 29%. Outros 34% dos entrevistados afirmaram que seguiriam a indicação do alcaide (contra 16% na anterior) e 20% disseram que “talvez” votariam num candidato por ele indicado. 


LEGISLATIVOQuanto a avaliação dos populares para a atuação dos vereadores da atual gestão há um equilíbrio dentre as opiniões populares. De fato, classificaram como “ótima” ou “boa” a atuação dos edis 34% dos entrevistados (33% em Abril); como regular 36% (32% em Abril). Reprovam as ações legislativas 24%, que afirmaram ser “ruins” ou “péssimas” (32% na pesquisa anterior).


SETORES MUNICIPAIS

Outro tópico objeto da pesquisa foi a avaliação dos eleitores do município quanto a diversos setores/secretarias que compõem a administração municipal de Guarani D´Oeste. 

O mais bem avaliado é o setor de “Educação” com 72% de notas 9 ou 10, seguindo pela “Saúde” com 68% e “Transporte Escolar” com 66% de notas máximas. Por outro lado, disparado, o setor de “Esportes” continuou sendo o pior avaliado pelos populares. Apenas 20% dos eleitores atribuíram notas nove ou dez. Em Abril esse índice foi de 30%. “Obras” veio na sequência com 34% dos notas nove ou dez. Confira todos os detalhes nos gráficos abaixo.

últimas