POLÍTICA

46% aprovam administração José Baruci e 39% eventual reeleição

46% aprovam administração José Baruci e 39% eventual reeleição

Comparativo entre pesquisa divulgada em Abril e atual mostra estabilidade dos índices mas com acentuada queda do índice de rejeição

Comparativo entre pesquisa divulgada em Abril e atual mostra estabilidade dos índices mas com acentuada queda do índice de rejeição

Publicada há 4 anos

Da Redação

A estabilização dos índices de aprovação, transferibilidade e de favoráveis à eventual tentativa de reeleição, com sensível diminuição das taxas de desaprovação administrativa e de rejeição à nova candidatura. Eis as principais conclusões auferidas de pesquisa de opinião pública realizada no município no último dia 14 mediante a oitiva de 186 eleitores divididos, proporcionalmente, em 4 setores. Pelos dados resultantes, a atual administração municipal capitaneada pelo prefeito José Baruci-PR e vice-prefeito João Maria Fernandes-MDB, tem a aprovação de 46% dos entrevistados que a qualificam como “ótima” ou “boa”. No lado oposto estão 9% que a adjetivam como “ruim” ou “péssima”. Outros 39% classificam como “regular”.


COMPARATIVOComparado os dados desta pesquisa idêntico procedimento realizado em Abril deste ano, temos que naquela oportunidade 45% aprovaram o governo Baruci (atualmente são 46%); outros 29% consideraram “regular” (hoje são 39%), enquanto que 21% afirmaram rejeitaram-na, considerando-a “ruim” ou “péssima” (agora são apenas 9%).


REELEIÇÃO E TRANSFERIBILIDADEComo está no exercício do primeiro mandato e, por consequência, pode disputar a reeleição no pleito de outubro do próximo ano, também indagamos os eleitores a esse respeito.  Nesse quesito o índice dos que declararam que votariam em Baruci numa eventual tentativa de recondução atingiu 39% (mesmo índice registrado na pesquisa de Abril). Por outro lado, 33% declararam que não escolheriam seu nome (na pesquisa anterior foram 38%). 24% afirmaram que “talvez” (contra 13% em Abril). Certamente aqui estão aglutinados aqueles que aguardam os resultados do restante de seu atual mandato para definirem-se.

Outro quesito submetido à avaliação popular foi com o objetivo de auferir o índice de transferência de votos do atual prefeito caso ele opte por apoiar outro nome e desista da tentativa de reeleição. 27% dos eleitores afirmaram que votariam num nome indicado por ele. Há oito meses esse índice era de 20%. 30% cravaram, incondicionalmente, que “não” (contra 32% em Abril) e 39% disseram que “talvez” (contra 37% na pesquisa anterior). Aqui se agrupam aqueles que esperam o nome escolhido para, posteriormente, decidirem.


LEGISLATIVOPelos lados da Câmara Municipal de São João das Duas Pontes, a maioria da população classificou a atuação dos atuais vereadores como “regular”. Essa foi a opção escolhida por 36% dos respondentes (contra 40% na pesquisa anterior).  Outros 31% afirmaram ser “ótima” ou “boa” (em Abril foi 30%) e outros 21% disseram ser “ruim” ou “péssima”. Anteriormente esse índice foi de 25%. Contata-se uma manutenção dos índices anteriores com tendência de evolução positiva.


SETORES MUNICIPAIS

Outro tópico objeto da pesquisa foi a avaliação dos eleitores do município quanto a diversos setores/secretarias que compõem a administração de São João das Duas Pontes. O mais bem avaliado, disparado, é o setor de “Transporte Escolar” com 48% de notas 9 ou 10 atribuídas pelos respondentes, seguindo pela “Assistência Social” com 46% e “Educação” com 45%. Por outro lado o setor de “Esportes” foi o mais reprovado com apenas 3% de notas máximas. Confiram, nos gráficos abaixo, os dados completos.

últimas