BASE VEM FORTE

Jovem de Populina brilha na base do Fluminense

Jovem de Populina brilha na base do Fluminense

Gustavo se destacou com mais de 30 gols no ano e mira o profissional

Gustavo se destacou com mais de 30 gols no ano e mira o profissional

Publicada há 4 anos

Gustavo Jesus

Trilhando um caminho diferente do natural para um jovem morador da região noroeste do Estado de São Paulo, Gustavo Gonçalves Lobo, natural de Populina, teve um grande ano de 2019 na base do Fluminense, tradicional clube do estado do Rio de Janeiro.

Gustavo, que está na categoria sub-15, marcou mais de 30 gols em 2019 e foi campeão de quatro dos cinco torneios que disputou. O centroavante sagrou-se campeão da Copa Nike, Copa Amizade Brasil-Japão, Torneio Guilherme Embry Sub-16 e da Cellshop Paraguai Cup Internacional. Ele ainda foi vice-campeão do Campeonato Carioca da categoria.

Revelado pela escolinha do professor Rodolfo, em Pontalina,  Gustavo começou a chamar a atenção dos olheiros no Campeonato Paulista Sub-11 de 2015, onde foi o artilheiro do Rio Preto com nove gols marcados. Em 2017, com a camisa do Votuporanguense, o atacante balançou as redes por nove vezes novamente, dessa vez no Paulista sub-13. Desde 2018 o atleta integra a base do Fluminense.

Gustavo falou com nossa reportagem e contou um pouco sobre o seu ano e os planos para o futuro. Confira os principais trechos da entrevista:

ANO ILUMINADO
 "Foi um ano muito vitorioso, apesar das derrotas que nós tivemos, a gente leva como aprendizado, né? Teve a Copa Nike, que a gente joga uma vez na vida, só com quinze anos e é um campeonato muito importante. Conseguimos ser campeão e eu fiz gol na final. Eu fiquei muito feliz com isso. Agora no final do ano, no Paraguai e conseguir fazer gols pra ajudar a equipe. Espero continuar e trabalhar para melhorar sempre".

SONHOS PROFISSIONAIS
 "Primeiro de tudo quero me estabelecer e chegar ao profissional, e se isso ocorrer vou trabalhar muito para ir para a Europa. Meu avô é português, então fica mais fácil para conseguir a dupla nacionalidade e jogar em Portugal, por exemplo, que um caminho bom para chegar na Europa. Meu sonho mesmo, de verdade, é jogar no Bayern de Munique, que é o time do meu ídolo Lewandowski".

SELEÇÕES DE BASE
 Já tive algumas especulações para jogar na Seleção Brasileira de base, mas fiquei só na pré-lista. tenho consciência que se eu estiver bem no clube a Seleção chega naturalmente.

TRAGÉDIA NO NINHO
 Eu fiquei sabendo do ocorrido quando cheguei do treino. Fiquei bastante triste e preocupado com os moleques. Conhecia alguns deles de jogar contra, fiquei muito decepcionado com o que aconteceu. Foi um baque, mas falei, 'é isso que eu quero e vou seguir em frente'. Essas coisa de alojamento deixaram a gente preocupados, mas agora esqueci isso. É focar para frente e pensar sempre nas coisas boas agora."

PRÓXIMA TEMPORADA
 "O ano que vem começa com a Copa Xerém. Volto pro Rio de Janeiro dia 27 e vou trabalhar para fazer parte do elenco do sub-17 para poder jogar Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro esse ano".

últimas