DESTAQUES

Retrospectiva 2019: confira o que foi notícia no mês de fevereiro

Retrospectiva 2019: confira o que foi notícia no mês de fevereiro

Relembre as matérias mais marcantes de 2019 noticiadas por O Extra.net

Relembre as matérias mais marcantes de 2019 noticiadas por O Extra.net

Publicada há 4 anos

AES TIETÊ AFIRMA QUE BARRAGEM DE ÁGUA VERMELHA SEGUE RIGOROSO MONITORAMENTO


Nos próximos dias, cinco barragens de usinas hidrelétricas do noroeste paulista devem ser fiscalizadas por fiscais das agências do governo. Resoluções publicadas na última terça-feira, 29, determinam a fiscalização imediata de 3.387 estruturas em todo o país.

As barragens serão vistoriadas de forma priorizada por órgãos estaduais e federais como a Agência Nacional das Águas e a Agência Nacional de Energia Elétrica.

A fiscalização foi anunciada pelo governo federal depois do rompimento da barragem da Mina do Feijão, em Brumadinho (MG). Das cinco hidrelétricas do noroeste paulista que devem ser vistoriadas em breve, apenas a de Três Irmãos, aparece classificada como barragem de risco médio.

NÃO SÃO FEITAS DE BARRO

Todas as hidrelétricas do noroeste paulista são administradas por concessionárias e, diferentemente da barragem de Brumadinho, não são feitas de barro. Na usina de Ilha Solteira, por exemplo, que é a maior do Estado e a sexta do país, a barragem tem 5,6 mil metros de extensão, sendo 4,6 mil de terra com pedras e mil metros de concreto.

MONITORAMENTO RIGOROSO

Em nota, a AES Tietê, que administra Nova Avanhandava e Água Vermelha, disse que faz monitoramento rigoroso nas usinas e que já entregou para as defesas civis das cidades o relatório com o plano de segurança atualizado. Confira: “A AES Tietê Energia S.A informa que as barragens utilizadas para produção de energia elétrica sob sua concessão são estruturas consolidadas. Foram projetadas, construídas e mantidas seguindo rigorosos padrões técnicos de engenharia, utilizados no setor elétrico. Neste processo, as estruturas são construídas em etapa única e não sofrem alterações construtivas ao longo do seu ciclo de vida. As barragens são periodicamente monitoradas por instrumentos, além de inspecionadas e avaliadas por equipe técnica especializada. A AES Tietê também utiliza novas tecnologias no processo de inspeção, como drones subaquáticos e aéreos. Em linha com o estabelecido na Resolução 696/2015 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), a AES Tietê desenvolveu e distribuiu às defesas civis dos municípios onde atua, o Plano de Ação de Emergência (PAE), conjunto de procedimentos técnicos e administrativos com o objetivo de auxiliar os órgãos de defesa civil na elaboração dos planos municipais de contingências em caso de atendimento a situações emergenciais que venham a ocorrer com as barragens”, destaca a nota.

BARRAGENS:

•          Três Irmãos, no Rio Tietê, em Andradina (SP), inaugurada em 1993 e que tem um reservatório de 785 km quadrados.

•          Nova Avanhandava, no Rio Tietê, em Buritama (SP), que começou a operar em 1.982 e tem um reservatório que alaga uma área de 210 km quadrados.

•          Jupiá, no Rio Paraná, em Castilho (SP), inaugurada em 1974, e com represa de 330 km quadrados.

•          Ilha Solteira, no Rio Paraná, que entrou em operação em 1973 e tem um reservatório de 1.195 km quadrados.

•          Água Vermelha, no Rio Grande, em Ouroeste, inaugurada em 1978 e possui um reservatório de 647 quilômetros quadrados.


PREFEITO INAUGURA QUADRA DE ESPORTE E DEIXA ARQUIBANCADA DESCOBERTA


O prefeito de Tanabi, Norair Cassiano da Silveira, reinaugurou na semana passada, uma quadra esportiva na Escola Municipal “José Seram da Silva” que fica no Distrito de Ecatu. Ocorre que a referida quadra foi coberta, entretanto o engenheiro reponsável deixou a arquibancada para fora da cobertura.

Na obra, orçada em R$364 mil, não foi prevista a cobertura da arquibancada e se chover além molhar as pessoas que forem assistir alguma partida, ainda a água pode escorrer para o piso da quadra.

A população daquela localidade não deixou passar e por meio das redes sociais realizou diversos protestos. O prefeito Norair por sua vez disse que irá ajustar a obra e realizar um “puxadinho” e que os engenheiros irão colocar uma calha para

resolver a questão.


MORRE MORADOR DE RUA ESPANCADO EM FERNANDÓPOLIS

O morador de rua espancado em uma praça de Fernandópolis (SP) morreu nesta terça-feira, 26. A vítima identificada como Sidney Aparecido Correia, de 54 anos, teve traumatismo craniano.

Desde o fim de semana, quando aconteceu a agressão, o homem estava internado na UTI da Santa Casa de Fernandópolis.

A agressão aconteceu na praça onde fica o teatro e a biblioteca municipal. Segundo a polícia, o suspeito preso confessou a violência.

O homem detido disse que estava bêbado e não deu detalhes do que teria motivado a agressão. Um outro morador de rua, que afirmou ter presenciado parte da violência, informou à polícia que mais uma pessoa teria participado da agressão.


BAIRROS DE FERNANDÓPOLIS SÃO ALVOS DE OPERAÇÃO DA POLÍCIA CIVIL CONTRA O TRÁFICO


A Polícia Civil de Fernandópolis realizou na manhã desta quarta-feira, 27, uma operação nos bairros Jardim Ipanema e Conjunto Habitacional São Francisco, para cumprir mandados de busca e apreensão em várias residências.

As operações encontram-se concentradas no município de Fernandópolis, mas também estão acontecendo em outras cidades da região, com o objetivo de inibir a prática do crime de tráfico de drogas.


CHICO AROUCA ANUNCIA DEMISSÃO DO ALMOXARIFADO DE FERNANDÓPOLIS


Em entrevista exclusiva concedida ao "O Extra.net" na tarde desta quinta-feira, 21, o atual diretor do almoxarifado de Fernandópolis, Chico Arouca, comunicou a sua demissão do cargo. "Poucos estão acreditando, mas meu último dia de trabalho será dia 28 de fevereiro. Estou saindo de cabeça erguida e com o sentimento de dever cumprido, pois sei que sempre trabalhei com muita honestidade", afirma.

Há dois anos e dois meses à frente do almoxarifado, ele agora pretende se dedicar a outras atividades. "Somos uma família aqui dentro, estou muito sentido em ter que deixar meu cargo, mas terei que ajudar meu filho com seu trabalho em Frutal (MG)", explica.

Ele ressaltou também o seu bom relacionamento com todos. "Professores, diretores e funcionários também estão lamentando a minha decisão, vou sair sem nenhum 'arranhão' com ninguém".

Até o momento, ainda não foi divulgado quem substituirá Chico Arouca, que deve exercer suas funções no almoxarifado até o final deste mês.  De acordo com a Prefeitura, será nomeado para o cargo um funcionário da própria Secretaria de Obras.


RAPAZ MORRE APÓS CAIR EM RIBANCEIRA EM FERNANDÓPOLIS


Um rapaz morreu na tarde de hoje, 18, após sofrer uma queda de bicicleta em uma ribanceira. A ocorrência foi registrada há pouco no bairro Cohab Antônio Brandini, em Fernandópolis.

De acordo com informações, os freios da bicicleta não funcionavam e ele teria perdido o controle da direção. Ainda não há informações sobre a identidade da vítima. 

Unidades do Corpo de Bombeiros e do Samu foram acionadas para realizar o resgate, mas o rapaz não resistiu aos ferimentos e foi encontrado já sem vida.


CAMINHONEIRO MORRE ATROPELADO AO TENTAR AJUDAR MOTORISTA APÓS ACIDENTE


Um caminhoneiro de 49 anos morreu atropelado na Rodovia Euclides da Cunha, em Fernandópolis, na noite desta quarta-feira, 20. De acordo com a polícia, a vítima foi identificada como Rudimar Lourenzi, de 49 anos.

Ainda de acordo com a corporação, ele dirigia um caminhão e se envolveu em um acidente com um carro.

Rudimar desceu do caminhão e, ao atravessar a pista para socorrer o motorista do carro, foi atingido por um terceiro veículo.

Os bombeiros foram acionados para resgatar o caminhoneiro, mas ele não resistiu aos ferimentos. Conforme a polícia, o motorista que atingiu a vítima parou no local para prestar socorro.


ETEC DE FERNANDÓPOLIS BATE RECORDE DE APROVAÇÕES EM UNIVERSIDADES PÚBLICAS

A Etec Prof. Armando José Farinazzo de Fernandópolis mais uma vez bateu recorde em aprovações dos alunos do Ensino Médio em Universidades Públicas com 84 aprovações. Ao todo, até o momento, de 78 alunos concluintes de 2018 do Ensino Médio e Informática para Internet Integrado ao Ensino Médio, 54 foram aprovados nas melhores universidades do Brasil, dentre elas: USP, UNESP, UFSCAR, UEM, UFMS, etc...

Além dos alunos que cursaram o Ensino Médio, 10 alunos dos cursos técnicos em Açúcar e Álcool, Informática e Administração e Serviços Jurídicos do programa Vence, também obtiveram 11 aprovações em universidades públicas.

Segundo a diretora da Etec - Valdete Aparecida Zanini Magalhães, muitos alunos ainda estão aguardando as próximas chamadas nas universidades e possivelmente o número de aprovações será ainda maior.


ALUNA DE MEDICINA PARTICIPA DE MISSÃO NA AMAZÔNIA


Existem algumas vivências que marcam a gente para sempre. No caso da aluna Raulcilaine Érica dos Santos, do quinto semestre de Medicina da Universidade Brasil Campus Fernandópolis, essa experiência aconteceu durante as suas férias. Ela participou da Missão UniVida, uma ONG da Pastoral Universitária da Igreja Católica, que tem como objetivo a humanização do universitário.

Do dia 05 ao dia 15 de janeiro, ela e mais 35 pessoas, quase todas estudantes universitários de áreas diversas e de várias partes do país, embrearam-se na Floresta Amazônica para levar atendimento de saúde à tribos indígenas isoladas do Amazonas. Após descerem em Manaus, onde foram recebidos por padres jesuítas, eles foram de lancha até Parintins e, depois, até Barreirinhas. Nas viagens, que duraram horas, o grupo já começou a viver outra realidade, ficando sem internet e dormindo em redes.

A missão visitou duas aldeias da tribo Sateré-Mawé, a de Umirituba, mais simples delas, e a maior, Ponta Alegre, com quase mil índios. Nelas, os estudantes faziam os atendimentos nos postos de saúde das tribos, sendo que na primeira não havia médico; apenas uma enfermeira. Raulcilaine diz que as doenças mais comuns entre os indígenas são verminoses, fungos, alergias a picadas de insetos e dores relacionadas ao trabalho pesado. "Eles têm uma rotina muito forte de trabalho, inclusive as mulheres", destacou a estudante.

Além da falta de profissionais, os índios ainda enfrentam a escassez de remédios. Em condições bastante precárias, com fornecimento de energia apenas das 19 às 22 horas, o grupo teve que levar mantimentos como água, comida e medicamentos. Além disso, dormiam em redes em grandes cabanas.

Um dos momentos apontados pela aluna como mais marcante da viagem foi o tradicional ritual da tucundeira, que consiste em vestir uma luva cheia de formigas tucandeiras e resistir por ao menos 15 minutos. A cerimônia, destinada aos homens, é considerada pelos indígenas como um ato de força, coragem e resistência à dor. Segundo a crença dos sateré-mawé, a ferroada da formiga funciona como uma espécie de vacina.

Além dela, a missão UniVida teve a participação de outro discente do Campus Fernandópolis, Alexandre Buosi, que cursa Engenharia Civil.

Raulcilaine diz que a viagem foi algo inesquecível e que pretende voltar. "Foi uma experiência linda, a qual pretendo repetir. Para explicar a sensação de passar por essa missão, só vivendo aquilo, sentindo na pele todos os desafios e dificuldades. Posso dizer que a gente passa a dar mais valor às coisas simples da vida, às coisas que realmente importam, como ficar mais próximo às pessoas, à valorizar nossas amizades", concluiu a jovem.


HOMEM MORRE ATROPELADO EM RODOVIA DE OUROESTE


Um homem de 44 anos morreu depois de ser atropelado na Rodovia Waldir Semeguini, em Ouroeste, na madrugada desta sexta-feira, 1°.

De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual de Fernandópolis, que atendeu a ocorrência, a vítima estaria deitada na pista quando foi atingida pelo veículo com placas de Jales. O motorista do carro prestou socorro no local e relatou a situação aos policiais..

Ainda segundo a polícia, depois de atingir a vítima, o motorista perdeu o controle da direção e bateu em um barranco.

A polícia vai investigar as circunstâncias do atropelamento da vítima, de Minas Gerais. O motorista do carro não se feriu.


últimas