DESTAQUES

Retrospectiva 2019: confira o que foi notícia no mês de março

Retrospectiva 2019: confira o que foi notícia no mês de março

Relembre as matérias mais marcantes de 2019 noticiadas por O Extra.net

Relembre as matérias mais marcantes de 2019 noticiadas por O Extra.net

Publicada há 4 anos

PEÃO DE RODEIO DA REGIÃO ESTÁ EM ESTADO GRAVE APÓS COICE DE TOURO EM RODEIO

O peão Rafael Aparecido Prates, de Buritama, se acidentou quando disputava o rodeio em touros na cidade de Mira Estrela. Ele está internado em coma induzido na Santa Casa de Fernandópolis.

No acidente, que aconteceu na noite desta sexta-feira, 22, a corda escapa da mão do peão que no ar leva um coice do touro, logo em seguida Rafael bate a cabeça no chão e ainda dá três passos mas cai desacordado.

Segundo sua prima Kelly Santos ele está na UTI em coma induzido, com o pulmão machucado. A moça ainda diz que não sabe se o primo teve convulsão ou parada cardíaca. 

“Ele vai sair dessa e vamos comemorar 2 vidas. Pois essa semana ele completa mais um ano de vida”, completa a prima.


MPF QUER CANCELAR VAGAS DE MEDICINA NA UNIBRASIL

O Ministério Público Federal em Jales (SP) recomendou à Universidade Brasil que cancele parte das matrículas de alunos de medicina do campus de Fernandópolis (SP). Desde 2016, mais de 300 estudantes foram admitidos no curso, ultrapassando o limite de vagas permitido à instituição pelo Ministério da Educação. O caso chegou ao MPF após denúncia de alunas sobre o excesso de estudantes no campus, o que inclusive estaria gerando prejuízo à qualidade do ensino no local.

A investigação conduzida pela Procuradoria revelou que, apesar de a universidade estar autorizada a ofertar, no total, 778 vagas, distribuídas pelas turmas dos seis anos da graduação, há atualmente 1.097 alunos matriculados no curso de medicina em Fernandópolis.

Segundo atos autorizativos do MEC, a Universidade Brasil pode oferecer até 205 vagas nas turmas dos dois primeiros anos de graduação, 128 para o terceiro ano e 80 para cada um dos quarto, quinto e sexto anos do bacharelado. Contudo, no ano passado, as turmas referentes ao segundo ano, por exemplo, apresentavam 403 alunos, quase o dobro do permitido pelo Ministério da Educação.

LISTAS DE CLASSIFICAÇÃO

A recomendação orienta a universidade a elaborar listas de classificação para cada ano do curso, priorizando os alunos admitidos na instituição após aprovação em vestibular e, caso sobrem vagas, os ingressantes por meio de processo seletivo de transferência, observada a pontuação de cada estudante no certame. Com base nestas listas, a instituição deverá eliminar os alunos que estejam classificados além do limite autorizado pelo MEC em cada ano da graduação.

Os procuradores recomendam, ainda, que a universidade indenize os estudantes prejudicados com a medida, de acordo com os contratos assinados e a legislação em vigor, bem como dê ampla publicidade aos interessados sobre o processo de cancelamento das matrículas em excesso.

Na recomendação, os procuradores da República Carlos Alberto dos Rios Junior e José Rubens Plates, que atuam no caso, destacaram a responsabilidade da gestão atual pelas irregularidades. “Foi exatamente sob a nova direção da universidade, iniciada no decorrer de 2016, que foi inaugurada a prática ilícita de extrapolar a oferta de vagas do curso de medicina no campus de Fernandópolis”. O MPF não detectou falhas deste tipo praticadas pela gestão anterior.

A Universidade Brasil terá dez dias para responder à Procuradoria. Se ignorar a recomendação, a instituição estará sujeita a medidas judiciais, além de sanções administrativas do MEC. Caso opte por acatar os pedidos dos procuradores, o compromisso da universidade deverá ser formalizado em acordo com o MPF, que preverá inclusive o pagamento de multa diária por eventual descumprimento.

A Procuradoria em Jales também determinou a instauração de outro inquérito civil para apurar a oferta de disciplinas do curso de medicina no campus da Universidade Brasil situado na cidade de São Paulo, onde a instituição não tem autorização para oferecer essa graduação.

ACIDENTE EM DUAS PONTES VITIMA FATALMENTE DUAS PESSOAS

Um acidente ocorrido na estrada vicinal que liga São João das Duas Pontes a São João de Iracema na tarde deste domingo, 23, resultou no falecimento de duas pessoas. 

Um veículo envolvido é o GM/Celta conduzido por S.M., 40 anos. A suspeita da Polícia é que ele tenha perdido o controle da direção e, ao retornar à via, chocou com um caminhão. 

O motorista do Celta faleceu no local, juntamente com uma passageira de 15 anos. Outras duas pessoas que estavam no carro foram levadas até a Santa Casa de Fernandópolis.  Ainda não há informações a respeito de seus estados. 

A Polícia investiga o fato e,  após laudo pericial do Instituto de Criminalista,  a causa deve ser esclarecida.

CAMINHÃO É "ENGOLIDO" PELO ASFALTO EM FERNANDÓPOLIS


No início da tarde desta segunda-feira (11), um vazamento de água provocou o tombamento de um caminhão carregado com massa asfáltica na rua Pedro Bonassi, no bairro Cohab Antônio Brandini, em Fernandópolis/SP. 

De acordo com informações, a rua onde ocorreu o acidente seria beneficiada com obras de recapeamento e, no momento em que o caminhão era posicionado para despejar a massa asfáltica, houve o rompimento do solo, o caminhão “afundou” na via e parte da carga acabou caindo desordenadamente. Apesar do susto, ninguém se feriu.

EM AUDIÊNCIA NA JUSTIÇA, EX-GOVERNADOR SÉRGIO CABRAL DENUNCIA CERVEJARIA DE WALTER FARIA

O ex-governador do Rio de Janeiro durante depoimento ao juiz federal Marcelo Bretas: "mesadinha" de R$ 500 mil

O ex-governador Sergio Cabral admite pela primeira vez que recebeu propina de uma cervejaria. A declaração foi dada nesta terça-feira (26) durante novo depoimento ao juiz federal Marcelo Bretas, em mais um desdobramento da Lava-Jato no Rio. 

O político confirmou a informação do ex-operador financeiro, Carlos Miranda, de que Walter Faria, dono e fundador do Grupo Petrópolis pagava uma espécie de mesada de R$ 500 mil. Em troca, a empresa recebia benefícios fiscais junto ao governo do Rio.

Cabral se ofereceu para ir ao Ministério Público Federal para esclarecer sobre o empresário Walter Faria. Em nota, a fabricante da cerveja Itaipava informou que não obteve qualquer benefício fiscal ou financeiro durante o governo de emedebista. 

Questionado por Bretas se também recebia propina por parte da rede de supermercados Prezunic, como dito na delação de Miranda. O ex-governador negou, no entanto, reconheceu que o grupo repassou dinheiro "apenas para valores não declarados de campanha".

Nesta terça (26), também foram ouvidos Gladys Silva Falci de Castro, Sérgio Castro de Oliveira e Sonia Ferreira Batista, que segundo as investigações, fazem parte de um esquema de lavagem de dinheiro a partir da emissão de notas fiscais. 

Em seu depoimento Sérgio Castro admitiu que era responsável por pagamentos mensais a Luiz Fernando Pezão e aos ex-secretários de Cabral, Wilson Carlos e Regis Fichner, como também ao deputddo Chiquinho da Mangueira e o ex-procurador Claudio Lopes.

Procurada, a defesa de Pezão negou qualquer tipo de recebimento. Já Claudio Lopes afirmou que só vai se pronunciar após tomar conhecimento dos depoimentos de Cabral e Sérgio Castro.

Questionado sobre esse esquema, Sergio Cabral afirmou que o conhecia, mas não tinha acesso aos detalhes, no entanto, sempre buscava informações para eventuais orientações. Cabral voltará a ser ouvido na próxima semana. Ele já soma mais de 197 anos de condenações em desdobramentos da Lava-Jato.

GRUPO PETRÓPOLIS NEGA

O Grupo Petrópolis informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que não obteve qualquer benefício fiscal ou financeiro durante o governo Cabral. A empresa disse que sempre atuou de acordo com a legislação e que suas relações com o estado do Rio foram pautadas por critérios de geração de empregos, "razão pela qual nunca precisou de qualquer subterfúgio para atuar no estado".

MORADORES DE CARDOSO PESCAM PIRARUCU DE MAIS DE 100 KG NO RIO GRANDE


Dois moradores da cidade de Cardoso/SP, Renato Santana e Robson Domingues, pescaram um pirarucu de mais de cem quilos, no Rio Grande e, dessa vez não é história de pescador.

Renato contou que estava com seu amigo Robson pescando no Rio Grande, quando Robson viu o peixe subindo para “respirar”. Foi então que jogaram um lambari como isca e, deu muito certo. Após o peixe ter fisgado a isca começou se uma grande luta, que durou cerca de uma hora até retirarem o peixe gigante das águas.

Em nossa região não é muito frequente a aparição dessa espécie, algo realmente extraordinário

Pirarucu 

O pirarucu é um dos maiores peixes de águas doces fluviais e lacustres do Brasil. Pode atingir três metros e seu peso pode ir até 200 kg. É um peixe que é encontrado geralmente na bacia Amazônica, mais especificamente nas áreas de várzea, onde as águas são mais calmas.

SEIS PRESOS FOGEM DO PRESÍDIO DE ITURAMA; POLÍCIA NA CAPTURA FAZ ALERTA PARA POPULAÇÃO E DIVULGA FOTOS DE DOIS FORAGIDOS


Seis presos empreenderam fuga da Penitenciária de Iturama na madruga desta quarta-feira, 27. Eles conseguiram perfurar o teto de uma das celas e, através do buraco, acabaram fugindo do estabelecimento penal.

Segunda a Polícia Militar, através do sargento Jeisiel, dos seis, quatro já foram recapturados, sendo que um deles estava escondido em sua própria casa; em outro domicílio os policiais acabaram fazendo um flagrante de tráfico de drogas, resultando na prisão de três pessoas e apreensão de dinheiro, apetrechos e crack.

Estão nas buscas dos fugitivos as Polícias Militar, Rodoviária e Civil e a expectativa é de que os outros dois sejam recapturados. 

A Polícia Militar divulgou as fotos de ambos e fez o alerta para que a população da região, em se defrontando com qualquer deles, faça contato imediato pelo telefone 190.

FUNCIONÁRIOS SÃO ATROPELADOS POR EX-PATRÃO APÓS AUDIÊNCIA TRABALHISTA

Um motoboy de 35 anos e um chefe de cozinha, de 30, foram atropelados pelo ex-patrão após uma audiência trabalhista na tarde desta terça-feira, 19, em Pouso Alegre (MG).

Segundo a Polícia Militar, o antigo patrão jogou o carro em que estava contra a motocicleta onde as vítimas estavam, no bairro Jardim Paraíso. Com a batida, as vítimas e a moto foram arrastados pela rua.

Os dois ex-funcionários ficaram feridos. Já o ex-patrão fugiu do local. A polícia foi até o endereço do ex-patrão, onde funciona um comércio de bebidas 24 horas, mas ele não foi encontrado.

A placa do carro do ex-patrão, que ficou no local do atentado, foi apreendida.


CRIANÇA FALECE POR PICADA DE ESCORPIÃO ENQUANTO BRINCAVA


De acordo com informações, o acidente aconteceu na noite de ontem (9), quando S.D.O.G., de 8 anos, – Simon – brincava em casa, no bairro Residencial Campo Limpo, em Votuporanga/SP, com seu gatinho e, em dado momento o felino teria se escondido embaixo de um móvel e, quando enfiou a mão para tentar pegá-lo, sentiu a picada na mão. Familiares vieram em seu socorro e encontraram o escorpião.

Simon foi então levado para à Santa Casa local, onde foi atendido, medicado e se fez necessário então uma transferência para uma unidade hospitalar em São José do Rio Preto/SP, dada à complexidade do caso.

 No entanto, durante a preparação da viagem, por volta de 3h, deste domingo (10), à criança teria sofrido uma parada cardíaca sendo irreversível e infelizmente faleceu.


PROFESSORA BATE DE MOTO EM CAVALO EM RODOVIA; ESTADO DE SAÚDE É GRAVE

Uma professora, por motivos ainda a serem apurados, colidiu com um cavalo na estrada vicinal que interliga Álvares Florence-SP até Américo de Campos-SP. 

O acidente aconteceu na manhã de hoje, terça-feira, 19, sendo que a vítima estava dirigindo-se até o local de trabalho pilotando um motocicleta Honda/Biz de cor preta. Ela tem 27 anos e foi socorrida por uma Unidade de Resgate do Corpo de Bombeiros.

V.A.P., deu entrada gravemente ferida na Santa Casa de Votuporanga, sendo, posteriormente, transferida para o Hospital de Base de São José do Rio Preto/SP. O estado de saúde ainda não foi divulgado pelo hospital rio-pretense.


últimas