PET

Fogos de Artifício causam o terror entre animais e donos se desesperam

Fogos de Artifício causam o terror entre animais e donos se desesperam

Em Votuporanga animais morreram tentando fugir do barulho

Em Votuporanga animais morreram tentando fugir do barulho

Publicada há 4 anos

Da Redação

As festas de final de ano em Votuporanga não foram diferentes do resto do país e do mundo. Os fogos de artifício comandaram com acontece há séculos, com  suas tradicionais luzes coloridas e explosões. Maso que causa alegria para alguns, traz terror e desespero para outros. Donos de animais se desemperam com aflição de seus pets diante de suas reações adversas.

Pais de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) também esperam sensibilidade das autoridades, já que seus filhos sofrem com o barulho com atitudes adversas e agressivas.

Em Votuporanga muitos cães e gatos fugiram de suas casas e se perderam na tentativa de escapar do barulho, o que resultou em muitos animais machucados, perdidos além do registro de algumas mortes. O desespero do spets é tão grande que assusta seus donos que ficam sem saber o que fazer.

O QUE ACONTECE COM ELES

O deslocamento de ar provocado por estas explosões é que causa o estrondo que ouvimos. Aparentemente, se um artefato deste explodir muito próximo a um cão, pode ocorrer dano físico ao tímpano( ruptura ou laceração), comprometendo a audição.

para sons não tão próximos, o que conta é  efeito psciológico, pois o cão associa aquele barulho intenso e pouco  comum com a movimentação e a desordem que normalmente ocorrem nestes períodos de festas. Desta forma instala-se um quadro sintomático de ansiedade, tremores, taquicardia (aumento da frequência cardíaca), vocalização excessiva (chorar, ladrar, latir) e até mesmo óbito em casos extremos.

CRIANÇAS AUTISTAS

E não é apenas os pets que sofrem com os fogos de artfícios, crianças autistas são sensíveis ao barulho deles.

Crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) possuem hipersensibilidade sensorial e sofrem com os barulhos dos fogos. A característica é comum em indivíduos com TEA e provoca uma sobrecarga dos sentidos, causando desconforto e até comportamentos agressivos.

PROJETO DE LEI PARA PROIBIR OS FOGOS DE ARTIFÍCIOS EM VOTUPORANGA

O Vereador Leonardo Brigagão, o "Chandelly Protetor" conta que protocolou no último dia 2, na Câmara Municipal, um projeto de lei de sua autoria que dispõe sobre a proibição de manuseio, a utilização, a queima e a soltura de fogos de estampidos e de artifícios em Votuporanga. Ele conta que certamente o projeto deverá ser votado no dia 27 de janeiro, durante sessão da Câmara. Ele adianta que a necessita de 8 votos de vereadores para fazer valer a lei na cidade para, posteriormente, o prefeito sancionar.

O Vereador ressalta que se for proibido a pratica de soltar fogos de artifícios , a fabricação e comercialização não serão impedidas por existir uma prerrogativa do Governo Federal.

PERDIDOS DURANTE A FESTA

1- Entrar em contato no (17) 9 9792-6875

2- Este, também perdido se encontra no whatsapp (17) 9 9247-2754

3- Kaka, sumida desde o dia 25 de dezembro. Dono (17) 9 8107-1127

4- Fugiu de casa na hora da virada de ano do Bairro Pacaembu. Dona (17) 9 8128-1808

5- Desapareceu no Bairro Pozzobom próximo a igreja Santa Joana - Informações na página do facebook de Tatiana VilaBoas 

6- Gato encontrado próximo ao Velório Municipal, muito assustado, não parava de miar. Ele se encontra com Camila Costa (Facebook) e Chandelly Protetor ( Vereador)

7- Desapareceu do Barro Bom Clima, próximo ao Assary. Informações (17) 9 8814-0274

8- Fred, super dócil, desapareceu nas proximidades da Av. Pansani. Informações Ester Danitieli ( Facebook)


Fonte: Diário de Votuporanga

últimas