ARTIGO

A importância dos recomeços

A importância dos recomeços

Por Amaury César Soares

Por Amaury César Soares

Publicada há 4 anos

Ano novo, vida nova. Na realidade, não é bem assim. Nada muda automaticamente de um dia para o outro. Grandes mudanças exigem longo prazo, muito esforço, foco, perseverança. Dessa forma, o início de um novo ano, por si só, não altera um centímetro sequer o rumo da nossa existência.

Entretanto, os recomeços têm um significado simbólico muito importante para as pessoas: é na segunda-feira que muitos resolvem iniciar uma dieta; é no início do mês que outros decidem começar a praticar exercícios físicos; é no raiar de um novo ano que muitas pessoas prometem abandonar o cigarro, a bebida, as drogas. Creio que todos já ouviram inúmeras vezes a frase: a partir do ano que vem serei um novo homem, serei uma nova mulher.

Amanhã será o primeiro dia do ano de 2020. Motivados pelo simbolismo da data, inúmeras pessoas renovarão suas promessas, suas esperanças, suas metas. Pulsa no coração de todos a mesma expectativa: neste novo ano, tudo dará certo; neste novo ano, a minha sorte vai mudar; neste novo ano, eu serei feliz.

Há no ar um clima de renovação e otimismo. Mas não podemos deixar que tudo fique apenas na intenção, na proposta, na promessa. Se desejamos realmente atingir os nossos objetivos, precisamos nos esforçar e fazer tudo que estiver ao nosso alcance para que as coisas aconteçam. A persistência é a grande arma dos vitoriosos. Só cruzam a linha de chegada aqueles que não desistem.

Entretanto, se no final de 2020 o resultado não for o esperado, não desanime. Você terá a consciência tranquila: fez o que era possível. Nem sempre as coisas acontecem do jeito que a gente quer, no prazo que gostaríamos. Persista, mantenha o foco. Você certamente estará mais perto das suas metas do que estava no início da empreitada. O ano de 2021 estará prestes a despontar no horizonte. Reacenda suas esperanças e recomece a caminhada com ânimo renovado.

últimas