LUTO

Fundador da ABQM, José Macário Perez morre aos 78 anos

Fundador da ABQM, José Macário Perez morre aos 78 anos

Pecuarista morreu após complicação em cirurgia

Pecuarista morreu após complicação em cirurgia

Publicada há 4 anos

Da Redação

Morreu nesta terça-feira, 7, o mexicano José Macário Pereza Pria, aos 78 anos.

Macário foi um dos fundadores da ABQM (Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha) e um dos responsáveis pela construção do Complexo de Atividades Equestres pela associação no Recinto de Exposição Clibas de Almeida Prado.

Macário, que se tratava de um câncer, morreu em Barretos, após uma complicação durante uma cirurgia. Ainda não há informações sobre o velório e o enterro do pecuarista.

O mais velho de 12 irmãos, casado com Rosário e pai de cinco filhos, Macário nasceu no México, mudou-se para o Brasil em 1962 e passou a viver em Araçatuba desde 1969. Naquele mesmo ano, ajudou a fundar a ABQM e presidiu a entidade no biênio 1987-1988. Macário foi um dos responsáveis pela vinda das provas da entidade para Araçatuba.

A morte de Macário comoveu o presidente do SIRAN (Sindicato Rural da Alta Noroeste), Fábio Brancato. “Acredito falar por toda a diretoria do SIRAN ao dizer que estamos atordoados com essa notícia. O Macário era muito presente, ativo e espirituoso, por isso é difícil assimilar a partida dele. Ele foi extremamente importante para a vinda das provas do Quarto de Milha para Araçatuba, pois deu o pontapé e sempre foi um entusiasta para que tudo ocorresse. É uma perda irreparável”, comentou Brancato.

No dia 27 de novembro do ano passado, Macário recebeu o título de Cidadão Araçatubense, a honraria máxima concedida pela Câmara Municipal a pessoas não nascidas em Araçatuba que desenvolvem ações relevantes em benefício da população local. A honraria teve como base projeto de decreto legislativo apresentado pelos vereadores Lucas Zanatta (PV) e Gilberto Batata Mantovani (PL), aprovado por unanimidade.

A homenagem eternizou a vocação de Macário em ampliar a força do agronegócio, do turismo e da imagem institucional do município para todo o mundo. Na ocasião, emocionado, José Macário agradeceu o reconhecimento. “É uma honraria que consolida o amor antigo devotado há tempos a essa cidade”. 


Fonte: DLNews

últimas