NOVA LEI

Conselho reduz de 21 para 18 anos idade mínima para cirurgia de mudança de sexo

Conselho reduz de 21 para 18 anos idade mínima para cirurgia de mudança de sexo

Médico de Rio Preto, pioneiro neste tipo de cirurgia, considera a mudança "extraordinária"

Médico de Rio Preto, pioneiro neste tipo de cirurgia, considera a mudança "extraordinária"

Publicada há 4 anos

Urologista Carlos Cury, de Rio Preto, é pioneiro no procedimento no Brasil     FOTO: Arquivo Pessoal


Da Redação

O Conselho Federal de Medicina (CFM) reduziu de 21 para 18 anos a idade mínima para a realização de procedimento cirúrgico de adequação sexual. A resolução foi publicada nesta quinta-feira (9), no Diário Oficial da União. 

O médico Carlos Adib Cury, chefe do setor de Urologia do Hospital de Base e professor na Faculdade de Medicina de Rio Preto (Famerp) considera a medida extraordinária. Ele foi o primeiro urologista a realizar a cirurgia desde que o procedimento foi autorizado no Brasil em 1998.

"Veio tarde, mas nunca é tarde demais para quem está esperando”, diz o pioneiro, que sofreu diversas retaliações quando a cirurgia ainda era experimental. "Caiu como uma bomba na cidade. Mas na verdade eu estava certo – 22 anos depois da primeira cirurgia, o conselho reduziu a idade permitida do paciente”, relembra.

Durante esses 22 anos após a primeira cirurgia, o médico já realizou, ao todo, 122 procedimentos. Destes, 120 das adaptações são para o gênero feminino. "A cirurgia para o gênero masculino é bem mais complexa e não tem 100% de eficácia. O órgão genital masculino é muito difícil de ser reproduzido porque depende de uma ereção que não é natural, o resultado nem sempre é positivo”, explica.

A próxima cirurgia de adequação sexual que será feita pelo médico está marcada para as próximas semanas, em um paciente que nasceu biologicamente mulher mas se considera do gênero masculino, em Goiás "É um paciente de pouco mais de 50 anos. Nesse tempo eu já cheguei a operar pessoas de 64 anos. O sonho não acaba. É um sofrimento para esses pacientes viver uma vida inteira sem se reconhecer no próprio corpo”. Em casos de gêneros masculinos, o procedimento ainda é experimental.

Dos pacientes, 10% são brasileiros que vieram de outros países. Atualmente, o urologista realiza de duas a três cirurgias por ano – todas de forma particular. O HB chegou a realizar o serviço por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), mas não é mais credenciado.

"Optamos por não credenciar porque a demanda iria aumentar e o hospital não iria conseguir atender o número de pessoas cadastradas. Quando eu recebo pacientes que não tem condições de pagar pela cirurgia, eu encaminho para o Hospital das Clínicas, em São Paulo”, explica. Pelo sistema privado, a cirurgia custa em torno de US$ 10 mil (o equivalente a R$ 40 mil).

Ainda segundo o especialista, o Brasil está atrasado na medida em relação a países europeus e de primeiro mundo.

"Alguns países já realizam a cirurgia há 50 anos e, no caso dos jovens, também. Considero uma idade ótima os 18 anos, mas também acredito que pode ser menos”, diz.

As novas regras também estabelecem a realização de hormonioterapia cruzada permitida a partir dos 16 anos.

"A adolescência é um período conflituoso, esses jovens sofrem muito com diversas questões íntimas, psicológicas, sociais e pessoais. O lado positivo é que agora poderemos medicar, fazer o acompanhamento antes, o que bloqueia a puberdade e impede que o paciente passe por constrangimentos em uma fase que precisa de total apoio e atenção”.

COMO VAI FUNCIONAR
Segundo o texto publicado no Diário Oficial da União, crianças ou adolescentes transgêneros devem receber tratamento de equipe multiprofissional e interdisciplinar, sem nenhuma intervenção hormonal ou cirúrgica. Os tratamentos serão individualizados.

O paciente também deverá ser informado sobre os procedimentos e intervenções clínicas e cirúrgicas aos quais será submetido, incluindo o risco de esterilidade e que qualquer procedimento só será executado com o consentimento prévio.

Está proibida a realização de procedimentos cirúrgicos e hormonais em pessoas com diagnóstico de transtornos psicóticos graves, transtornos de personalidade graves, retardo mental e transtornos globais do desenvolvimento graves.

HORMONIOTERAPIA
Os procedimentos de hormonioterapia para bloqueio hormonal em crianças ou adolescentes transgêneros que não atingiram a puberdade estão proibidos. O procedimento só poderá ser administrado depois de avaliação da equipe multidisciplinar ou quando a criança está entrando na puberdade, período que pode variar de 8 a 13 anos, no caso de crianças com sexo biológico feminino, e de 9 a 14 anos, no caso de crianças com sexo biológico masculino.

Após a avaliação, os pacientes começam a receber uma substância que inibe o desenvolvimento dos caracteres sexuais secundários com os quais a criança e adolescente não se identifica, como mama, menstruação, barba ou voz grossa.

A hormonioterapia cruzada ministrada as partir dos 16 anos poderá ser aplicada apenas em caráter experimental.  


Fonte: DL News

últimas