ARTIGO

Tempo de recomeçar: cinco dicas para concretizar seus objetivos em 2020

Tempo de recomeçar: cinco dicas para concretizar seus objetivos em 2020

Por Camila Cavalin Medeiros

Por Camila Cavalin Medeiros

Publicada há 4 anos

Por Camila Cavalin Medeiros

Psicóloga especialista em Neuropsicologia

(CRP 06/134611)

Ano novo é tempo de renovar a esperança, de deixar para trás os erros e acreditar que tudo vai ser diferente – e muito melhor.

Pensar positivo é o primeiro passo. Contudo, é necessário ter em mente que grandes conquistas não acontecem em um passe de mágica.

Além de acreditar, é preciso planejar, traçar objetivos e metas, aprimorar-se e manter-se focado e motivado, para que as coisas possam ocorrer próximo daquilo que foi planejado – ou até melhor.

Nada disso é fácil, pois a vida é dinâmica e cheia de distrações, imprevistos e incertezas, que podem fazer com que percamos a motivação e o foco no meio do caminho.

Por isso, apresentarei a seguir cinco dicas para que você comece a concretizar seus objetivos em 2020, ainda que em alguns momentos você possa se sentir inseguro quanto à possibilidade de torná-los realidade.

1) Defina seu objetivo: você pode começar listando em um papel tudo aquilo que deseja fazer no próximo ano. Depois, faça um filtro em sua lista, deixando somente aquilo que você realmente queira alcançar. Mas use o bom senso, pois ainda que as melhores conquistas sejam as mais difíceis, não adianta sonhar com coisas irreais.

2) Entenda seu objetivo: algumas pessoas se perdem pois não sabem com clareza qual seu real objetivo e o que isso significa para sua vida. Compreender verdadeiramente o que se deseja motiva a batalhar e, consequentemente, a manter o foco.

3) Divida seu objetivo em metas: é mais fácil e recompensador atingir um grande objetivo se ele for dividido em metas menores. Defina também um prazo para cada meta, que pode ser curto, médio ou longo.

4) Crie estratégias: as estratégias nada mais são do que o caminho a ser percorrido para atingir cada meta, estabelecendo um planejamento, organizando o seu tempo e as atividades a serem realizadas. Anotar as suas estratégias e mantê-las sempre à vista também ajuda a manter o foco.

5) Persista: mantenha-se motivado e determinado em seu objetivo mesmo se as coisas não saírem de imediato como o planejado. Lembre-se: as maiores conquistas vêm com o tempo.

últimas