ELEIÇÕES 2020

Candidatura, voto distrital e vácuo de poder: o que está por trás da ida de deputados para Rio Preto

Candidatura, voto distrital e vácuo de poder: o que está por trás da ida de deputados para Rio Preto

O que motiva a mudança de Fausto Pinato - provavelmente -, e Itamar Borges - já confirmado -, para a capital da região

O que motiva a mudança de Fausto Pinato - provavelmente -, e Itamar Borges - já confirmado -, para a capital da região

Publicada há 4 anos

Gustavo Jesus

Quando anunciou em novembro do ano passado sua intenção de ser candidato a prefeito em São José do Rio Preto no pleito deste ano - e reafirmou nessa semana com a sua iminente mudança de domicílio eleitoral -, o deputado federal fernandopolense Fausto Pinato (PP), reascendeu de instantaneamente a trajetória do atual prefeito do principal município da região. Edinho Araújo (MDB) saiu de Santa Fé do Sul, para, após alguns mandatos como deputado estadual e federal, administrar Rio Preto.

No início da semana foi a vez de outro deputado da região anunciar que trilhará caminho parecido com o de Pinato - e idêntico ao de Edinho. O também santa-fé-sulense Itamar Borges (MDB) disse na terça-feira, 14, que vai transferir seu domicílio eleitoral para São José do Rio Preto.

Na perspectiva, levando em consideração o que fez Edinho Araújo, a ideia da transferência parece simplória - disputar a Prefeitura local. Porém, outras motivações podem ter levado a dupla - ainda que Pinato não tenha consumado sua ida para Rio Preto -, a empreender em tal estratégia.

FALTA DE REPRESENTATIVIDADE
 O primeiro motivo para a mudança de domicílio eleitoral é, com candidatura para prefeito ou não, a falta de deputados de São José do Rio Preto. Apenas o deputado federal Luís Carlos Motta (PL) foi eleito com base no município. E ainda assim, essa base de Motta é frágil, já que o sindicalista teve apenas 5.874 votos.

“Vim para suprir essa lacuna, preencher esse espaço que ficou vago, e ampliar com essa decisão todo o trabalho que venho realizando em prol do município e de toda a nossa região”, afirmou Itamar.

Com este vácuo de representatividade, é natural que deputados da região, no caso Itamar e Fausto, tentem estabelecer um vínculo eleitoral mais forte em Rio Preto. Neste cenário, nada melhor do que a transferência de domicílio eleitoral como prova de comprometimento com a cidade.

COM REPRESENTATIVIDADE, MAIS VOTOS
 Nas eleições de 2018 Fausto e Itamar obtiveram em Rio Preto 2.288 e 2.896 votos respectivamente. Num universo de 330 mil eleitores, a votação de ambos na cidade ficou muito aquém do potencial que seus mandatos oferecem - Itamar está no terceiro mandato como deputado estadual, enquanto Fausto está no segundo como deputado federal.

É inegável que as duas figuras têm, cada um em sua área de atuação - e os números das urnas comprovaram em 2018 -, grande capacidade para organizar campanhas. Somando-se ao fato de no momento não haver nenhum deputado baseado em Rio Preto com potencial eleitoral tão grande para 2022, a ida de ambos para a "capital da região" pode ser um ponto facilitador em suas campanhas.

GRANDE POSSIBILIDADE DE VOTO DISTRITAL
 Além dos motivos expostos acima, uma mudança na legislação - que é considerada por muitos como provável para a eleição de 2022 -, é a adoção do sistema distrital misto para a eleição de deputados.

Apresentado pelo senador José Serra (PSDB-SP), o projeto de lei 9.212/2017, que institui o voto distrital, foi aprovado pelo Senado em novembro de 2019 e está em análise na Câmara. Ele propõe a adoção do sistema do voto distrital misto - uma combinação do voto proporcional, hoje em vigor, com o distrital -, para a eleição de deputados federais, estaduais e vereadores.

As propostas ainda estão no começo das discussões, então não é certo como os distritos serão formatados. Na hipótese mais provável, a região de São José do Rio Preto elegeria dois ou três representantes. Como Rio Preto é o maior colégio eleitoral, a candidatura ser baseada por lá será quase obrigatório para candidatos que almejam ser eleitos em 2022, devido ao alto potencial de votos que a cidade entrega.


Frases


"Na última eleição em 2018, a cidade de Rio Preto perdeu os deputados com domicílio eleitoral na cidade. Vim para suprir essa lacuna. Ao trazer meu domicílio eleitoral para cá, isso não só me identifica como fortalece minha relação com a cidade e com toda a região.”

Itamar Borges

"Nós estamos trabalhando, estudando, sabemos que São José do Rio Preto é uma cidade muito importante. Estamos tentando traçar uma participação maior na cidade. Vou tentar abrir isso não só para mim, mas para outras lideranças que possam aparecer"

Fausto Pinato

últimas