ARTIGO

Uma história de longevidade e um exemplo de vida

Uma história de longevidade e um exemplo de vida

Por Carlos Eduardo

Por Carlos Eduardo

Publicada há 4 anos

“A vida bem preenchida torna-se longa” (Leonardo da Vinci).

Fatos ou situações singelas mas repletas de significado sempre nos causam admiração e nos proporcionam grandes lições.

Outro dia me deparei com uma situação dessa: parei em um posto de gasolina da minha cidade (Fernandópolis) quando vi uma grande amiga abastecendo o seu automóvel. No interior de seu carro estava o seu pai, um senhor com quase 100 anos de idade e detentor de uma saúde de ferro. Ao cumprimentar a minha amiga, ela me disse: “Cadu! Estou levando o meu pai a Ribeirão Preto, pois hoje ele me fez um pedido. Quer que o leve até a famosa choperia Pinguim para tomar um copo de chope”. 

Que privilégio teve a minha amiga naquele dia! Realizar um desejo inusitado de um pai com idade bem avançada, lúcido e com boa saúde. Um desejo tão simples, mas cheio de significado. Quem não gostaria de ter essa oportunidade rara? Eu que o diga que já perdi meu pai faz quase 10 anos.

O protagonista dessa história é o senhor Armando Antonio Salioni. A minha amiga e filha do senhor Salioni, citada anteriormente, é Maria Luiza Salioni (conhecida como professora Malu). 

Atualmente, o senhor Salioni, além dos seus quase 100 anos de idade, possui uma saúde que lhe permite caminhar pela cidade (uma média de 1 quilômetro por dia, segundo a sua filha). Tem uma excelente memória, mora sozinho em um apartamento (com a ressalva de que sua filha mora no mesmo prédio e está sempre presente para ajudá-lo, quando necessário), possui autonomia para realizar as atividades cotidianas sem precisar de ajuda, tais como a higiene pessoal (tomar banho, cortar as unhas, fazer a barba), escolha e troca de roupas, por exemplo.

Ele até troca a resistência do chuveiro, algo que sua filha tenta evitar a todo custo. Há muitas pessoas com idade para serem bisnetos dele que não conseguem trocar a resistência de um chuveiro. É admirável!

Para não dizer que ele faz todas as tarefas domésticas sozinho, ele conta com os serviços de uma mensalista para preparar as suas refeições e manter limpo o seu apartamento.

Adivinhe quantos medicamentos de uso contínuo o senhor Salioni toma? Acertou quem disse NENHUM. 

Do alto de sua longevidade, o senhor Salioni já superou, e muito, a atual expectativa de vida dos brasileiros nascidos no ano de 2019 que, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é de 73 anos para os homens e 80 anos para as mulheres. E quem não gostaria de deixar bem para trás essa marca, ter uma vida bem longa e, melhor ainda, com saúde e “cabeça boa”? 

O senhor Salioni vivencia esse privilégio. Mas qual será o segredo dele para tamanha longevidade e, ao mesmo tempo, boa vitalidade?

Talvez para termos uma ideia, precisamos conhecer um pouco da sua personalidade, de seu estilo e trajetória de vida.

Nascido em São José do Rio Preto no início do século passado, morou em Talhados-SP e se mudou para a vila Brasilândia no ano de 1940. Por aqui fez história como empreendedor nato, colaborando com o desenvolvimento de Fernandópolis.

Para quem não sabe, o senhor Salioni ampliou as linhas de ônibus na cidade, foi um dos proprietários da empresa de ônibus Santa Rita e da primeira fábrica de macarrão local, a Pastifício Fernandópolis Cia Ltda, na década de 1960. Também comprou e vendeu muitos imóveis em nosso município.

Até hoje o senhor Salioni gosta de fazer negócios. Podemos encontrá-lo na praça Joaquim Antonio Pereira comprando e vendendo relógios de pulso com os amigos.

O senhor Salioni ganhou e perdeu muito dinheiro em seus empreendimentos. Infelizmente, em algumas ocasiões, confiou nas pessoas erradas, no entanto, sua filha me disse que ele nunca desconjurou, ou mesmo falou mal, de quem lhe prejudicou na vida. Na verdade, ele nunca perdeu uma noite de sono por causa disso. Para mim, esse é um traço maravilhoso de sua personalidade pois, sejamos sinceros, quem não ficaria chateado ao vivenciar uma experiência dessa? Será que esse é o primeiro segredo de sua longevidade? Não guardar mágoas de ninguém em seu coração.

Na vida pessoal, o senhor Salioni obteve o seu maior êxito, pois conseguiu criar, com sucesso, todos os seus sete filhos (fruto de dois casamentos), garantindo a eles, além de uma boa educação, diplomas universitários sem que precisassem trabalhar, ou seja, eles apenas se dedicaram aos estudos (algo raro, pois em outros tempos era comum os filhos trabalharem desde muito jovens para ajudarem no sustento familiar). Seria esse o segundo segredo de sua longevidade? Perceber que criou bem os seus filhos, formando ótimos cidadãos para a nossa sociedade.

Um detalhe: o senhor Salioni teve dois filhos com a sua primeira esposa, que morreu no parto de seu segundo filho. Casou-se novamente e teve mais cinco filhos com a segunda esposa. Uma curiosidade: as duas esposas estão enterradas no mesmo jazigo.

Em sua vida pública foi vereador em nossa cidade em uma época que o exercício de mandato legislativo municipal não era remunerado. Isso mesmo! Já houve um tempo que o vereador não recebia salário pelos seus serviços prestados ao município.

Bem humorado, o senhor Salioni adora contar piadas! Com certeza o bom humor é um dos seus segredos de longevidade!

Há poucos dias a sua filha (minha grande amiga Malu), revelou-me que o desejo que o senhor Salioni teve de tomar um copo de chope, em Ribeirão Preto, fez parte de uma lista de três pedidos. Explico: ele teve problemas de saúde há pouco mais de 2 anos e, por isso, foi submetido a uma cirurgia (sempre é um risco sério em um paciente bem idoso). Antes da cirurgia, disse a sua filha que caso saísse dessa, gostaria de ter três desejos realizados: tomar uma sodinha limonada bem gelada, visitar o túmulo das suas esposas e tomar um copo de chope na choperia Pinguim, em Ribeirão Preto.

A cirurgia foi um sucesso, a recuperação do senhor Salioni mais ainda e, em poucos dias, ele deixou o hospital com a vitalidade de um menino.

Que história linda! Destaco a simplicidade de seus desejos ao vencer algo tão sério em sua vida. Será esse também um dos segredos de sua longevidade? A humildade em se satisfazer com coisas tão simples.

De lá para cá, toda vez que os filhos dele o levam à choperia Pinguim para tomar um copo de chope, o senhor Salioni diz mais ou menos assim: “Estou aqui, vivi mais um ano!”.

O senhor Salioni nos proporciona muitas lições de vida do alto de sua experiência de vida. A propósito! Deixo aqui uma dica aos mais novos: procurem visitar e conversar mais com as pessoas da terceira idade, pois elas têm algo precioso que só ganhamos com o passar dos anos que é a experiência de vida. 

Quando um jovem dá atenção a uma pessoa idosa, ambos ganham com isso. Por um lado, o jovem aprende lições por meio de relatos incríveis de uma pessoa que já vivenciou muitas experiências na vida, por outro, a pessoa idosa se sente valorizada, o que faz um bem danado a sua autoestima.

Com a sua história de vida, o senhor Armando Antonio Salioni se encaixa, literalmente, na máxima preconizada pelo gênio Leonardo da Vinci (citada no início desse artigo): preencheu bem, e ainda continua preenchendo, uma vida que se tornou bastante longa.

Parabéns, senhor Salioni! Que o senhor ainda possa ter a oportunidade de tomar muitos copos de chope em Ribeirão Preto!

Senhor Salioni ao lado do professor Carlos Eduardo (autor do presente artigo) em fotografia recente

últimas