EDUCAÇÃO

Maioria dos aprovados nas Fatecs tem planos de continuar os estudos

Maioria dos aprovados nas Fatecs tem planos de continuar os estudos

Perfil dos ingressantes aponta que os estudantes pretendem fazer outra graduação ou especialização; percentual de mulheres aprovadas aumenta

Perfil dos ingressantes aponta que os estudantes pretendem fazer outra graduação ou especialização; percentual de mulheres aprovadas aumenta

Publicada há 4 anos

Relatório socioeconômico aponta que maioria dos aprovados conhece as Fatecs por meio de recomendação de familiares e amigos  

Da Redação

A continuidade dos estudos após a formatura está entre os planos dos aprovados no Vestibular das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Estado de São Paulo para o primeiro semestre de 2020. Dos 15.458 selecionados, 58,3% pretendem fazer uma segunda faculdade e 32,1% se interessam em cursar uma pós-graduação ou um Master of Business Administration (MBA). Os dados fazem parte do Relatório Socioeconômico elaborado pela Fundação de Apoio à Tecnologia (FAT), instituição responsável pelos processos seletivos das unidades de Centro Paula Souza (CPS).

O Relatório Socioeconômico mostrou outro número relevante sobre o perfil dos aprovados: o aumento da presença feminina nos cursos superiores tecnológicos. Um exemplo é o de Agronegócio em cinco Fatecs. Em Mococa, as mulheres que optaram por esse curso representam 60%; em Ourinhos, 53,75%; em Jales, 50%; em São José do Rio Preto, 42,5%; e 37,5% em Presidente Prudente. O maior aumento foi registrado em Mococa, 22,5%, em comparação com os aprovados do primeiro semestre de 2019.

Outra área relacionada à agricultura que tem atraído mais mulheres é a de Processamento de Produtos Agrícolas e de Origem Animal. Em Capão Bonito, por exemplo, o curso de Agroindústria reuniu o total de 67,5% de público feminino entre os aprovados.

A presença feminina se destaca também nos cursos do setor de serviços, como Eventos, Recursos Humanos, Turismo, Alimentos e Moda. Com 85% de candidatas aprovadas, Recursos Humanos em Franca é um exemplo dessa tendência. Na Fatec Americana, 80% da turma de Têxtil e Moda também será de mulheres.

BOCA A BOCA
O levantamento registra ainda que muitos estudantes chegam às Fatecs por meio de propaganda boca a boca. Entre os aprovados, 34,5% afirmam que ficaram sabendo do Vestibular por meio de amigos; 15,6% por parentes e 21,1% na escola onde concluíram o Ensino Médio. Essa divulgação espontânea endossa o importante trabalho desenvolvido pelas Faculdades de Tecnologia do Estado.

Outros números levantados pela pesquisa: majoritariamente, os futuros tecnólogos são jovens - 62,44 têm até 23 anos; a maioria é oriunda da rede pública de ensino - 79,12%; e 84,3% possuem renda familiar de até 5 salários mínimos. Isso significa que os rendimentos das pessoas que moram com os aprovados, somados, podem atingir o teto de R$ 4.990.

últimas