CORRIDA DE RUA

Equipe Ouro Run se destaca em competições

Equipe Ouro Run se destaca em competições

A equipe Ouro Run, de Ouroeste, tem cerca de 40 participantes de todas as idades

A equipe Ouro Run, de Ouroeste, tem cerca de 40 participantes de todas as idades

Publicada há 4 anos

A equipe Ouro Run, de Ouroeste, tem cerca de 40 participantes de todas as idades

Da Redação 

A equipe Ouro Run, de Ouroeste, que tem pouco mais de dois anos, e tem aproximadamente 40 participantes de todas as idades, vem se destacando cada vez mais nas competições. O atleta com mais idade na equipe é Manuel Pimentel, de 74 anos, que já participou de maratonas e meia maratonas. A equipe tem mais dois maratonistas,  um deles é Donizete Alves, de 65 anos, considerado o veterano e o mais experiente da turma, tendo em vista que já participou de 27 maratonas, uma ultra maratona de 100 km e 18 meia maratonas. Ele passa à equipe todo conhecimento que possui com sua experiência. 

Para manter o preparo físico em dia, o treino da equipe consiste em corrida de no mínimo 5 km diários, com uma média de 10 km para os homens, tiro para ganho de ritmo e velocidade, e fortalecimento muscular. Tanta dedicação só poderia gerar resultadospositivos à equipe tão unida e participativaem disputas por toda a região.

Foram inúmerasparticipações no decorrer do ano passado. Em 2020, a equipe já participou de duas disputas sendo a última na cidade de Estrela D’ Oeste, e a próxima disputa será dia 2 de fevereiro, em Votuporanga.Em constante evolução competem de igual por igualcom equipes maiores da região como de outros estados. A equipe Ouro Run tem comoeducador físico e assessor esportivo,Rafael Carvalho. Ainda como integrante, ele contribui com seu conhecimento teórico, suas recomendações relacionadas aos treinos colabora para o melhor desempenho de todos. 

“O fortalecimentomuscular é muito importante na prevenção de lesão. Neste início de ano é fundamental dar uma atençãoespecial àpreparação de base,onde se trabalha força, fundamentos, técnicas e flexibilidade para minimizar o máximo o número de lesões”, relata. 

Atletas como David Melo, que já participou de quatro são Silvestre, cinco maratonas, quatro meia maratonas, estão em preparação para a competição DesafioGrandes Lagos, que tem opercurso de 65 km e acontecerá no mês de março. Nesta mesma competiçãoque acontece anualmente a equipe conquistouo segundo lugar no quinteto misto e o quinto lugar no trio masculino em 2019. A maioria dos participantes da equipeOuro Run, tanto os mais experientes, comoos integrantes mais novosbuscavam sair do sedentarismo, e adquirir uma qualidade de vida melhor, é o casodo Igor Guimarães Ribeiro, de 24 anos, que escolheu o atletismo para ajudar no controle da diabetes tipo 01.

“Faço uso da bomba de insulina. A corrida me ajuda muito a manter o meu nível de glicose controlado”, destaca.

São variados os motivosque cada um teve seuinício na corrida de rua, mas o fato é que uma vez dedicado à categoria de atletismo a paixão e o amor permanecem. Os benefícios da corrida de rua são inúmeros: emagrece, melhora o sistema cardiovascular, controla a pressão arterial, eleva a disposição física, reduz os sintomas de depressão e ansiedade, diminuem níveis de colesterol ente outros benefícios. A equipe treina no final da tarde, por volta das 18h30, próximo à pista de caminhada do bairro Jardim Sarinha. 

CORRIDA DE SÃO SILVESTRE

Três atletas da equipe Ouro Run participaram da 95ª Corrida Internacional de São Silvestre. São eles: Dionísio Caetano, de 52 anos, Anael Antônio Siqueira, de 62 anos, e Matheus Henrique Garcia dos Santos, de 27 anos. A tradicional corrida de rua acontece anualmente na cidade de São Paulo. Foi à primeira vez que os três atletas participaram da corrida. Ambos participaram no percurso de 15 km. A equipe Ouro Run foi criada no final de 2017 e conta com aproximadamente 40 atletas de diversas idades. Os precursores da modalidade no município são: David de Almeida, de 42 anos, juntamente com João dos Reis. Os dois atletas compõe a equipe Ouro Run. Vale destacar também que Jason “Cabeleireiro” e David já representaram Ouroeste na corrida de São Silvestre.

O atleta Dionísio corre há seis meses e se apaixonou pelo esporte assimcomo o “jovem adulto” Matheus quevem se destacando nos campeonatos. Anael corre há um ano e sua história com o atletismo é de superação. “Eu era alcoólatra, daí iniciei as atividades físicas na academia para tentar mudar de hábito e a cabeça, foi quando eu estava já há dois anos fazendo academia me chamaram para correr. Achei que não conseguiria ainda estava em recuperação contra o álcool. A equipe me incentivou e troquei a academia pela corrida, o atletismo me salvou”, acrescenta. 

Anael está em tratamento contra um câncer de próstata. Ele já passou por 33 sessões de radioterapia, mas não largou os treinos e muito menos deixou de lado o sonho de participar da corrida de São Silvestre, a mais famosa e tradicionaldo Brasil e da América do Sul. As participaçõesdos atletas, na última São Silvestre, se devem ao apoio de seus patrocinadores. Os atletas agradecem o apoio e patrocínio de empresários e comerciantes local,como: supermercado Maticolli, que patrocinou o atleta Dionísio, o Auto Posto Corado, que patrocinou o atleta Matheus e a empresa Aromasil foi patrocinadora de Anael.

últimas