PRECIPITAÇÃO

Fernandópolis registra chuvas acima da média no mês de janeiro

Fernandópolis registra chuvas acima da média no mês de janeiro

Índice foi observado pelo pluviômetro automático do Cemaden no Paço Municipal

Índice foi observado pelo pluviômetro automático do Cemaden no Paço Municipal

Publicada há 4 anos

Diversas regiões da cidade sofreram com as fortes chuvas de janeiro

Gustavo Jesus

Janeiro de 2020 registrou chuvas quase três vezes maiores do que o mesmo período do ano passado, em Fernandópolis. A precipitação medida pelo pluviômetro do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) instalado no Paço Municipal nos últimos 31 dias foi de 342,4mm, 2,7 vezes a mais que os 126mm registrados em 2019.

Além do maior volume de chuvas no mês todo, as grandes precipitações observadas em curto espaço de tempo, como os 61mm registrados em apenas uma hora no domingo, 19, causaram alagamentos e transtornos para a população. Fortes chuvas também foram registradas na quinta-feira, 23.

Os 342,4mm registrados neste mês é a maior marca registrada pelo pluviômetro do Cemaden desde que ele foi instalado em Fernandópolis. Até então o maior volume registrado havia sido observado em 2018, com 316,4mm. Em 2017 e 2016 foram 299,6mm e 265,6mm respectivamente.

De acordo com o site Climatempo, a previsão é que as chuvas continuem - porém mais brandas -, no começo de fevereiro.

A Defesa Civil de Fernandópolis alerta que as áreas de risco mapeadas pelo PLANCON - Plano de Contingência Municipal -, que compreendem o Parque Estoril, Jardim Progresso, Jardim Araguaia, Uirapuru e Ipanema, devem ter atenção redobrada dos moradores quando fortes chuvas começarem, assim como frequentadores de estradas rurais, pontes e baixadas.

últimas