POSICIONAMENTO

PM diz que utilizou "técnicas policiais” contra grávida e é afastado

PM diz que utilizou "técnicas policiais” contra grávida e é afastado

A Polícia Militar emitiu nesta quarta-feira, 5, uma nova nota sobre o posicionamento da corporação sobre o policial

A Polícia Militar emitiu nesta quarta-feira, 5, uma nova nota sobre o posicionamento da corporação sobre o policial

Publicada há 4 anos

Da Redação

A Polícia Militar emitiu nesta quarta-feira, 5, uma nova nota sobre o posicionamento da corporação sobre o policial flagrado agredindo uma mulher grávida, de 23 anos, durante uma abordagem, no Santo Antônio, em Rio Preto.

No boletim de ocorrência registrado pelos policiais militares, que foi censurado pela Polícia Civil, a mulher teria aparecido no local xingando o policial, que decidiu por abordá-la. Porém, segundo ele, ela teria dado um soco no peito dele, o obrigando a aplicar "técnicas policiais e força" para jogá-la ao solo e imobilizá-la.

Gravações feitas por populares circularam nesta terça-feira, 4, nas redes sociais. No vídeo é possível ver o policial apoiando o joelho na barriga da mulher enquanto populares o alertam sobre a gravidez e pedem para que ele a solte.

Segundo o policial, não havia motivos para a atitude da jovem. Ela teria se alterado e o agredido. Foi acionado reforço para o local e, após a jovem estar algemada e detida, foi encaminhada para o Hospital da Criança e Maternidade (HCM), onde realizou exames e ficou em observação.

A confusão começou durante uma ocorrência de tráfico de drogas pelo bairro. Um adolescente de 12 anos e um auxiliar de serviços gerais, de 23, foram abordados após atitude suspeita. Com o adolescente foi encontrada uma porção de maconha e R$ 142. Já com o auxiliar, foi encontrado apenas a quantia de R$ 197. 

O auxiliar disse aos policiais que é viciado em maconha e tinha ido comprar com o adolescente, que confirmou vender e indicou um local onde foram encontradas mais oito porções da droga.

O adolescente foi liberado para uma curadora, que é amiga e vizinha da avó dele. A mulher grávida não tinha ligação alguma com a ocorrência de tráfico.

Segundo a assessoria do HCM, a jovem está estável e consciente. Foi avaliada e não foram constatados danos para ela ou para o feto, apenas um hematoma no rosto. Ainda passará por uma avaliação de trauma e depois será encaminhada para o quarto.

Ainda nesta terça-feira, 4, o governador João Doria, via Twitter, disse que pediria o afastamento dos policiais envolvidos na agressão.

Confira na íntegra a nota emitida pela Polícia Militar 

"O comando do 17° Batalhão da Polícia Militar do Interior determinou o imediato afastamento do policial flagrado em desvio de conduta em abordagem a uma mulher grávida que resistiu à prisão durante uma ocorrência de tráfico de drogas nesta terça (4/2) em São José do Rio Preto. A PM já instaurou um inquérito policial militar (IPM) para apurar o ocorrido. A mulher foi encaminhada para exames médicos em uma unidade de saúde local.

São Paulo, 5 de fevereiro de 2020.


Fonte: DLNews


últimas