ESTELIONATO

DIG prende suspeito de golpes contra donos de cartão de crédito

DIG prende suspeito de golpes contra donos de cartão de crédito

A apreensão aconteceu nesta terça-feira, 4, na residência do suspeito

A apreensão aconteceu nesta terça-feira, 4, na residência do suspeito

Publicada há 4 anos

Da Redação 

A Delegacia de Investigações Gerais (DIG) prendeu um homem suspeito de aplicar dez golpes com cartão de crédito nos últimos seis meses em Rio Preto. Com ele foram apreendidas 12 máquinas leitoras de cartões de crédito e débito, usadas para tirar dinheiro das vítimas. O nome dele não foi divulgado pela polícia.

A apreensão aconteceu nesta terça-feira, 4, na residência do suspeito, na zona leste de Rio Preto, após 30 dias de investigações, segundo o delegado Paulo Buchala Júnior.

"O golpe funcionava assim: primeiro, ele se passava por funcionário de instituição financeira e entrava em contato telefônico com as vítimas, dizendo que tinha sido constatada fraude no cartão. Logo em seguida, ele orientava a pessoa a digitar uns códigos que automaticamente mudavam a senha do cartão, sem a pessoa perceber, com alegação de que seria uma operação para bloqueio. Depois, ele mandava a pessoa cortar em pedaços o cartão e colocar em um envelope, que deveria ser entregue a um motociclista contratado pela instituição financeira", explica o delegado.

Após receber o envelope, o estelionatário pegava o chip do cartão, usava nova senha para fazer operações financeiras e compras por meio de suas máquinas leitoras de cartão. O dinheiro iria para contas bancárias controladas por ele.

"Quando fizemos a detenção, o suspeito negou inicialmente o golpe, mas depois confessou que tinha aplicado contra dez pessoas nos últimos meses", diz o delegado.

De acordo com Buchala, o total do prejuízo financeiro causado pelo estelionatário ainda deve ser calculado. "De uma vítima, ele diz que conseguiu retirar R$ 1 mil, mas de outras, ele conseguiu desviar R$ 20 mil. Vamos ter de fazer um levantamento para ter o total prejuízo", explica o delegado.

O estelionatário não ficou preso, porque não foi pego em flagrante, mas foi indiciado pelo crime de estelionato.

O delegado Paulo Buchala suspeita que existam mais do que as dez vítimas assumidas pelo estelionatário e vai continuar a investigação em busca de outros atingidos pelo golpista.

Além das máquinas leitoras de cartão, foi apreendida uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) falsa.

Os policiais apreenderam 12 máquinas de cartão de crédito com o suspeito

últimas