PESQUISA

Procon-SP divulga pesquisa de taxa de juros

Procon-SP divulga pesquisa de taxa de juros

Em fevereiro, cheque especial tem leve queda

Em fevereiro, cheque especial tem leve queda

Publicada há 4 anos

Da Redação

Pesquisa de taxa de juros realizada pelo Núcleo de Inteligência e Pesquisas da Escola de Proteção e Defesa do Consumidor do @proconsp, vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania, constatou que, em fevereiro, a taxa média do cheque especial teve queda de 0,04 ponto percentual em relação ao mês anterior. No empréstimo pessoal, não houve alteração. 

O levantamento, realizado em 4 de fevereiro, envolve os seguintes bancos: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú, Safra e Santander.

No Empréstimo Pessoal a taxa média dos bancos pesquisados foi de 6,17% a.m., igual à do mês anterior. Em todos os bancos pesquisados, não foram observadas variações nestas taxas em relação ao mês de janeiro. 

No Cheque Especial a taxa média dos bancos pesquisados foi de 7,96% a.m., ou seja, redução de 0,04 p.p. em relação ao mês anterior. Apenas o Banco do Brasil apresentou queda em sua taxa. 

Importante ressaltar que, o Banco Central do Brasil, por meio da Resolução nº 4.765, de 27 de novembro de 2019, limitou a cobrança da taxa de juros do cheque especial para pessoa física em 8% ao mês. A Resolução passou a vigorar em 06/01/2020. O único banco que informou taxa máxima inferior ao autorizado pela Resolução foi o Banco do Brasil (7,73% a.m.).

Mesmo com as sucessivas reduções da taxa básica da economia, especialistas do @proconsp alertam para que o consumidor tenha cautela evitando contrair dívidas, pois o mercado financeiro ainda pratica taxas elevadas. Apesar do teto estipulado pelo BC, os juros do cheque especial continuam como o segundo mais elevados do mercado financeiro do país, atrás apenas das taxas do cartão de crédito.

últimas