CONSCIENTIZAÇÃO

Fernandópolis participa da ‘Semana de Mobilização Social de Combate ao Aedes’

Fernandópolis participa da ‘Semana de Mobilização Social de Combate ao Aedes’

Atividades acontecem em todo o estado e são focadas na prevenção de doenças

Atividades acontecem em todo o estado e são focadas na prevenção de doenças

Publicada há 4 anos

SECOM - Prefeitura de Fernandópolis

A Secretaria Municipal de Saúde de Fernandópolis elaborou uma programação especial de atividades para a “Semana Estadual de Mobilização Social de Combate ao Aedes Aedypti”, de 10 a 14 de fevereiro. A intenção é envolver a sociedade em atividades focadas na prevenção à dengue, chikungunya e zika vírus, com foco especial no controle da proliferação do mosquito transmissor dessas doenças.

No decorrer da semana um carro de som circula pela cidade com informações relacionadas aos cuidados necessários para eliminação de criadouros do mosquito. A equipe do Combate à Dengue também concedeu entrevistas às rádios da cidade oferecendo orientações à população.

Ao longo da semana o Aedes também tem sido o assunto de palestras para os usuários das unidades de saúde do município. As equipes da Saúde já estiveram no PSF “Dr. José Ferreira Maia” (Rosa Amarela); UBS “José Veríssimo de Mendonça Filho” (Guanabara); PSF “Dr. Paulo Sano”; e nesta quinta-feira estarão no PSF “Dionísio Pereira Marques” (Santa Barbara); e na sexta, no PSF “Américo Possari” (Paraíso).

Cada um pode ajudar no enfrentamento ao mosquito com algumas atividades simples e que podem ser feitas diariamente. As principais dicas de prevenção são:

– deixar a caixa d’água bem fechada e realizar a limpeza regularmente

– retirar dos quintais objetos que acumulam água

– cuidar do lixo, mantendo materiais para reciclagem em saco fechado e em local coberto

– eliminar pratos de vaso de planta ou usar um pratinho que seja bem ajustado ao vaso

– descartar pneus usados em postos de coleta da Prefeitura

últimas