ELEIÇÕES

Cartórios eleitorais não funcionam neste fim de semana

Cartórios eleitorais não funcionam neste fim de semana

Por decisão do TSE não será realizado qualquer procedimento

Por decisão do TSE não será realizado qualquer procedimento

Publicada há 1 semana

Da Redação

Os cartórios eleitorais em todo o Brasil não vão funcionar no próximo sábado e domingo. O comunicado foi emitido pelo Tribunal Regional de São Paulo (TRE-SP).

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), serão realizadas as manutenções preventivas da infraestrutura do Cadastro Nacional de Eleitores. Nesse período, todos os sistemas que acessam os dados do cadastro de eleitores estarão indisponíveis, dentre eles: certidões de situação eleitoral, consultas de título e local de votação, pré-atendimento eleitoral, consulta de zonas eleitorais, sistema ELO, EloCumpre e Filiaweb. Por decisão do TSE não será realizado qualquer procedimento.

Prazo
Para votar nas Eleições Municipais de 2020, os eleitores devem estar atentos ao prazo de 6 de maio, que é o último dia para regularizar a situação na Justiça Eleitoral. A partir do dia 7 de maio até o final da eleição, o Cadastro Eleitoral ficará fechado – período em que nenhuma alteração poderá ser efetuada no registro do eleitor –, sendo permitida somente a emissão da segunda via do título. Esse prazo é importante para que a Justiça Eleitoral tenha um retrato fiel do eleitorado que participará do pleito.

Diversos serviços podem ser solicitados diretamente nos cartórios eleitorais, sem a necessidade de intermediação de terceiros. São eles: emissão do título de eleitor, transferência de domicílio eleitoral, revisão dos dados e cadastramento biométrico, entre outros. Todos esses serviços são gratuitos. Dia 6 de maio também é a data-limite para o cidadão procurar o cartório para pedir a mudança de domicílio eleitoral e regularizar sua situação, estando apto a exercer o direito de voto.

É possível verificar a regularidade do título acessando o Portal do TSE. Basta clicar em Serviços ao Eleitor e, depois, em Situação Eleitoral. As informações necessárias são nome completo e data de nascimento.


últimas