DENGUE

Votuporanga já registrou mais de 1.700 casos de dengue

Votuporanga já registrou mais de 1.700 casos de dengue

Os dados são da Secretaria Municipal da Saúde, que segue atenta em relação às novas ocorrências da doença na cidade

Os dados são da Secretaria Municipal da Saúde, que segue atenta em relação às novas ocorrências da doença na cidade

Publicada há 4 anos

Da Redação

Mais de 1.700 casos de dengue já foram registrados em Votuporanga somente neste ano de acordo com dados da Secretaria Municipal da Saúde. O município está em estado de epidemia.

Segundo a pasta, até a tarde desta quarta-feira, 5.044 casos foram notificados, com 1.730 positivos, 434 descartados e 2.883 em investigação. Por conta do alto número de ocorrências, o Poder Executivo Municipal acionou o Projeto “Votuporanga Contra o Aedes Aegypti”. A ação é coordenada pela Secretaria da Saúde do Município e se estenderá por todos os sábados do mês de fevereiro. Com isso, 90 servidores públicos municipais efetivos, atuarão na intensificação nos trabalhos de visitas aos imóveis e ações de eliminação dos criadouros do Aedes Aegypti. Além disso, a medida visa preparar o município para o recebimento dos mais de 20 mil turistas oriundos de diversos estados do país, e até mesmo de outros países para o carnaval deste ano.

As visitas são realizadas aos sábados de fevereiro, nos dias 1º, 8, 15, 22 e 29 de fevereiro, das 7h às 13h.

Ainda por conta da doença, a pasta colocou em prática o Plano de Contingência para combate à Dengue. Nesse contexto, foi instituído estado de emergência em saúde pública no município, publicado em edição extra do Diário Oficial Eletrônico em maio do ano passado. De lá para cá, estratégias de combate ao Aedes Aegypti foram intensificadas e ampliadas as ações para o atendimento ambulatorial de pacientes que chegam aos serviços de saúde com a suspeita da doença. A Secretaria da Saúde implantou um novo serviço para o monitoramento dos casos graves da doença. A Sala para o Monitoramento dos Casos Prioritários de Dengue conta com uma equipe de enfermeiros, médico e assistente social. O espaço foi estruturado para identificar os sinais e sintomas que indiquem a forma mais grave da doença.


Fonte: A Cidade Votuporanga

últimas