Crônica: O desânimo

Crônica: O desânimo

O encontro de Deus com um homem que estava desanimado

O encontro de Deus com um homem que estava desanimado

Publicada há 4 anos

MINUTINHO

Prece de Meimei

Por Chico Xavier

Faze-me perceber que o trabalho do bem me aguarda em toda parte.

Não me consintas perder tempo, através de indagações inúteis.

Lembra-me, por misericórdia, que estou no caminho da evolução, com os meus semelhantes, não para consertá-los e sim para atender à minha própria melhoria.

Induze-me a respeitar os direitos alheios a fim de que os meus sejam preservados.

Dá-me consciência do lugar que me compete, para que não esteja a exigir da vida aquilo que não me pertence.

Não me permitas sonhar com realizações incompatíveis com os meus recursos, entretanto, por acréscimo de bondade, fortalece-me para a execução das pequeninas tarefas ao meu alcance.

Apaga-me os melindres pessoais, de modo que não me transforme em estorvo diante dos irmãos, aos quais devo convivência e cooperação.

Auxilia-me a reconhecer que cansaço e dificuldade não podem converter-me em pessoa intratável, mas mostra-me, por piedade, quanto posso fazer nas boas obras, usando paciência e coragem, acima de quaisquer provações que me atinjam a existência.

Concede-me forças para irradiar a paz e o amor que nos ensinaste.

E, sobretudo, Senhor, perdoa as minhas fragilidades e sustenta-me a fé para que eu possa estar sempre em Ti, servindo aos outros.

Assim seja.


CRÔNICA

O desânimo

Autoria Desconhecida

Deus virou para um homem que estava muito desanimado e disse-lhe:

-Meu filho. Tenho uma missão para você... Sabe aquela pedra enorme que está perto da sua casa? Quero que a empurre sem parar. Faça chuva ou faça sol não pare de empurrá-la. Empurre-a com toda tua força e toda a tua vontade.

E mesmo sem entender, o homem resolveu obedecer. Dia-a-dia, ele pelejava empurrando a pedra com toda a sua força, mas a pedra não se movia.

E cada noite, retornava para a sua casa aborrecido, sentindo que seu esforço era em vão.

Percebendo o desânimo do homem, o “inimigo” decidiu entrar em cena. Tentando desanimá-lo para que desistisse da missão que Deus tinha confiado a ele, disse:

- Você tem empurrado essa pedra por tanto tempo, e ela ainda não se moveu. Não acha melhor desistir?

Pensando em desistir, o homem elevou seus pensamentos em oração e disse:

-Senhor. Tenho trabalhado duro, entretanto, após todo esse tempo, não consegui mover a pedra nem por um milímetro. 

- Meu filho, respondeu Deus. Quando eu lhe disse que tinha uma missão especial, você aceitou. Expliquei-lhe que o seu trabalho seria empurrar a pedra todos os dias. Eu nunca lhe ordenei que a movesse.

Por que você pensa que falhou? Você está mais forte. Observe que o seu chamado foi para empurrar a pedra exercitando sua força e confiança na minha Palavra. Quando chegar a hora, Eu mesmo moverei a pedra.

Na verdade o que Deus deseja é, apenas, nossa obediência e fé. Em todos os sentidos, exercite a fé que move montanhas, e saiba que continua sendo Deus quem as move.



últimas