CUIDADOS

Cães resgatados em situação de maus-tratos em canil clandestino passam por banho e tosa para adoção

Cães resgatados em situação de maus-tratos em canil clandestino passam por banho e tosa para adoção

Ao todo, 66 cães da raça shih tzu serão doados

Ao todo, 66 cães da raça shih tzu serão doados

Publicada há 4 anos

Ao lado esquerdo, um cachorro resgatado no canil, e à direita, um outro cachorro após banho — Foto: Reprodução/TV TEM 

Da Redação

Os 66 cães resgatados de um canil clandestino em São José do Rio Preto passaram por um tratamento de higiene nesta quinta-feira, 20. Eles tomaram banho e foram tosados. O resgate deles foi feito pela polícia nesta quarta-feira, 19, após denúncia.

Depois de terem sido resgatados, os cães foram identificados com fitas coloridas – rosa para as fêmeas e azul para os machos - e uma numeração.

A veterinária Mariana Gonçalves, que acompanha os animais, explica que muitos ainda estão bem debilitados.

“Notamos que estavam magros, com nós na pelagem, problemas de pele, inflamação na pele, e todos com muita fome e sede”, afirma a veterinária do Centro de Controle de Zoonoses.

Os 60 cachorros da raça shih tzu viviam em uma pequena casa que fica em um condomínio da região leste de Rio Preto.

Com liminar da Justiça, policiais militares, ambientais e integrantes da diretoria de Bem Estar Animal encontraram os animais em situação de maus-tratos.

Além de pouco espaço, os cães viviam em péssimas condições de higiene. Outros seis filhotes estavam em gavetas e também foram resgatados.

Os cães passaram por banho e tosa em uma escola que forma profissionais para atuar em petshops. A escola recebeu os cachorros e os alunos fizeram o trabalho.

Cachorro é tosado em Rio Preto após ser resgatado de canil clandestino — Foto: André Modesto/TV TEM



Todos os animais serão colocados para a adoção, mas esse processo ainda deve demorar já que os cães ainda deverão ser monitorados pelos veterinários e castrados.

“Todos serão castrados na semana que vem e vamos recuperá-los, depois vamos pensar numa melhor maneira para fazer a adoção dos animais”, diz a veterinária.

A moradora do imóvel será autuada em R$ 198 mil por praticar ato de maus-tratos a animais domésticos e poderá responder por crime ambiental.

Cachorros passaram por banho e tosa em Rio Preto após serem resgatados de canil — Foto: Reprodução/TV TEM


Fonte: G1



últimas