SAÚDE

Fernandopolense relata experiência: "não há motivo para nos impedir de sermos doadores de medula"

Fernandopolense relata experiência: "não há motivo para nos impedir de sermos doadores de medula"

Marcelo Melo realizou o procedimento na terça-feira, 18

Marcelo Melo realizou o procedimento na terça-feira, 18

Publicada há 4 anos

Gustavo Jesus

Na edição do sábado, 1º de fevereiro, O Extra.net trouxe a história do empresário fernandopolense Marcelo Melo, que foi escolhido, contrariando probabilidades matemáticas, para doar a sua medula para um paciente do Rio de Janeiro. Nessa terça-feira, 18, Melo foi até a cidade de Jaú para realizar o procedimento.

Marcelo conta foi internado na segunda-feira, 17, no hospital Amaral Carvalho, para a realização dos exames pré-cirúrgicos. O procedimento foi realizado na terça, após o almoço. "Passou tudo muito rápido. Retornei para o quarto às 17h, já consciente. Foi anestesia geral, acordei estava com curativo e a medula já havia sido coletada com sucesso".

O empresário também elogiou a atuação dos profissionais que o acompanharam durante todo o tempo. "Estivemos acompanhados por excelentes profissionais. Todas as nossas dúvidas foram esclarecidas, sobre todo procedimento, tivemos um tratamento, com excelência durante esses dias. Eu e a minha noiva Aline fomos muito bem cuidados".

"Tive um aprendizado muito grande durante esses dias, convivemos com pessoas que tem câncer e fazem tratamento no hospital, pessoas de todas as idades, crianças e idosos, algo que não estamos acostumados a ver todos os dias. Fiquei muito feliz em poder ajudar alguém. Acredito que todo processo levou uma semana, e não pensaria duas vezes para fazer uma nova doação".

Apesar de não conhecer quem recebeu a doação, Marcelo disse acreditar que tudo dará certo. "Em relação a pessoa que recebeu a doação, não tenho informações, não sei nem o sexo, sei apenas que pesa 48 kg. Tudo ocorre em sigilo. O prazo para transplante é de 72 horas, então acreditamos que o paciente estaria ali no hospital. Temos fé em Deus e acreditamos que deu tudo certo".

O fernandopolense também faz um apelo, incentivando as pessoas a fazer o cadastro para a doação de medula. "Acredito que não existe motivo para nos impedir de sermos doadores de medula óssea. Agradeço a Deus por esse privilégio, por tudo que aconteceu durante esses dias. Aproveitando a deixa venho aqui, te desafiar, a tirar um tempinho, e ir ao hemocentro da sua cidade, e fazer o cadastro de doador de medula óssea, é muito rápido. Como diz a Bíblia Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Se até Deus deu seu filho, nós também podemos fazer um esforço".

COMO FAZER O CADASTRO?
 Para se cadastrar como doador é preciso ter entre 18 e 55 anos de idade e boa saúde. A exceção na faixa etária é feita em casos em que o doador é uma criança irmã do receptor. O candidato a doador deve procurar o hemocentro mais próximo de sua casa para esclarecer dúvidas e, com a decisão tomada, coletar uma amostra de sangue (10ml) para a tipagem de HLA (exame de histocompatibilidade que identifica as características genéticas de cada indivíduo).

Os dados do doador são inseridos no cadastro do REDOME e, sempre que surgir um novo paciente, a compatibilidade será verificada. Uma vez confirmada, o doador será consultado para decidir sobre a doação. Todo o procedimento – desde a coleta de sangue para cadastro até o transplante, é custeado pelo governo federal. Se um paciente do sistema, público ou particular, de saúde precisar de um transplante de medula é responsabilidade do REDOME encontrar um doador compatível.


últimas