DISPOSIÇÃO!

Aos 104 anos, idoso renova RG e surpreende colaboradores do Poupatempo

Aos 104 anos, idoso renova RG e surpreende colaboradores do Poupatempo

Mais moderno e inclusivo, o novo RG permite a inclusão de diversos documentos

Mais moderno e inclusivo, o novo RG permite a inclusão de diversos documentos

Publicada há 4 anos

José Pereira fez questão de registrar a solicitação do novo documento

Da Redação  

Com mais de um século de vida, José Pereira dos Santos esteve no Poupatempo de Fernandópolis para solicitar um novo RG. Muito disposto e alegre, o senhor, de 104 anos, encantou os colaboradores do posto com sua vivacidade. Ao final do atendimento, ele pediu para tirar uma foto com a atendente e registrar a solicitação do seu novo documento.

Mais moderna e inclusiva, a nova Carteira de Identidade permite a inclusão de diversos documentos, além do tipo sanguíneo e fator RH; o número do CID, para pessoas com deficiência; e também o nome social.

Exigência de novo documento

Os principais motivos que levam os idosos a providenciar a segunda via do RG são: a necessidade de documentos atualizados na hora de fazer a prova de vida no Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS); resolver questões referentes a imóveis e inventários em cartórios ou a contas bancárias nas instituições financeiras. Para evitar fraudes, bancos e cartórios exigem documentos atualizados (com menos de 10 anos) e em bom estado de conservação.

Desde maio de 2012, o INSS passou a exigir a renovação de senha e comprovação de vida de aposentados e pensionistas que recebem o dinheiro por meio de conta-corrente, poupança ou cartão magnético.

últimas