ELEIÇÕES 2020

Dança das cadeiras: 10 vereadores devem mudar de partido durante a janela

Dança das cadeiras: 10 vereadores devem mudar de partido durante a janela

Vice-prefeito Gustavo Pinato deve ser candidato a uma vaga na Câmara pelo DEM

Vice-prefeito Gustavo Pinato deve ser candidato a uma vaga na Câmara pelo DEM

Publicada há 4 anos

Gustavo Jesus

Na quinta-feira, 5 de março, começa o primeiro grande evento do calendário eleitoral para o pleito deste ano. Os vereadores que ocupam cadeiras no Legislativo tem a partir dessa data, até o dia 3 de abril, a possibilidade de mudarem de partido sem o risco de serem enquadrados na lei de Infidelidade Partidária. 

Assim como nas janelas de transferência de jogadores de futebol, quando negociações entre clubes ocorrem em ritmo frenético, a janela partidária promete grandes mudanças no quadro partidário em Fernandópolis.

Até o momento pelo menos nove mudanças de partido entre parlamentares do Legislativo fernandopolense são dadas como certas. A vereadora Maiza Rio, que vive impasse dentro do PSDB, pode arredondar a conta para uma dezena de vereadores mudando de sigla.

PP E MDB SAEM NO LUCRO
No espectro político que cerca o prefeito André Pessuto (DEM), o PP e o MDB devem ser os mais beneficiados com as mudanças. Ainda que todas as negociações sigam de maneira informal, é praticamente certo que o PP, que conta apenas com a vereadora Neide Garcia - que não disputará a reeleição - na Câmara, ganhe outros quatro nomes.

O presidente da Câmara Ademir de Almeida (PSD), o vice Salvador do Paulistano (PDT), o 2º secretário Tonho Pintor (PSC) e a vereadora Janaína Alves (PSD), devem rumar para o PP, partido do deputado federal Fausto Pinato. O Progressistas saltará de um para quatro vereadores.

Já o MDB, capitaneado por Cássio Araújo, não possui nenhum vereador eleito e pode sair da janela com pelo menos três. Mileno Tonissi (PTB) e Baroni, que teve problemas com o PSDB, são nomes praticamente certos na legenda. 

Murilo Jacob (PL) também engrossará as fileiras do MDB, faltando apenas a resolução de algumas questões relacionadas à filiados já existentes no partido que apoiavam a administração da OS de Andradina na Santa Casa, que foi alvo de denuncias do vereador.

Neide Garcia sairá do PP e rumará para o PROS.

PL FICARÁ SEM VEREADORES
O Partido Liberal perderá os seus três nomes eleitos em 2016. Murilo Jacob deve rumar para o MDB, enquanto Cidinho do Paraíso e Zarola do Sgotti têm sua situação indefinida. 

Vereador mais votado na última eleição, Cidinho tem conversas avançadas com o PTB, mas devido a sua expressiva votação, tem sido procurado por vários partidos. 

O caso de Zarola é parecido com o de Cidinho. O vereador, radicado na Brasilândia, recebe forte sondagem do PTB, que é presidido por José Carlos Pavani, que trabalha na mesma empresa que Zarola e também tem influência no bairro. Com mesma intensidade, o edil conversa com o grupão formado por MDB, PP e DEM.

NO MESMO LUGAR
Com a indefinição da situação de Maiza Rio, por enquanto apenas dois vereadores, dentre os que devem buscar a reeleição, se manterão no mesmo partido. O vereador João Pedro, fora alguma mudança drástica na condução do PTB, deve continuar na legenda. Ele é um dos trunfos do partido para trazer Cidinho do Paraíso, devido a atuação dos dois na Câmara durante os três primeiros anos de legislatura.

O outro edil que se manterá em sua sigla, inclusive assumindo a presidência da mesma, é Gilberto Vian. Buscando a sua terceira eleição consecutiva, Vian encabeça a lista de nomes do DEM.

VICE-PREFEITO TAMBÉM NO DEM
Nos últimos meses houve muitas especulações sobre o futuro político do vice-prefeito Gustavo Pinato. Em contato com a nossa reportagem, Gustavo afirmou que será candidato a vereador pelo Democratas, partido do prefeito André Pessuto. 

Errata: O vereador Étore Baroni vai para o MDB, conforme está escrito no texto da matéria.

últimas