MEIO AMBIENTE

Projeto “+ Árvores” realiza nova etapa com plantio de mudas

Projeto “+ Árvores” realiza nova etapa com plantio de mudas

Projeto é desenvolvido pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA)

Projeto é desenvolvido pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA)

Publicada há 4 anos

Da Redação

Neste inicio de semana,  na manhã de segunda-feira dia  02 de março houve mais uma etapa do projeto “ +  Árvores” desenvolvido pela  Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA) através da prefeitura de Ouroeste . 

Se trata do plantio de aproximadamente 90 mudas por toda extensão de área verde da praça do bairro Sarinha,  com a  participação de mais de 40 alunos do 2ª ano  da EMEI Paraíso Infantil, sendo mudas de árvores nativas da região e também frutíferas. O coordenador do meio ambiente do município Flávio Takai, o técnico ambiental e biólogo Claudecir Carbelim, e Mayara Yamada estudante de Biologia orientaram as crianças em todo o processo de plantio. 

Nesta ação cada  aluno recebeu uma placa com seu nome, o nome da escola e  data para ser deixado junto a árvore plantada,  uma forma lúdica de  criar vinculo e cuidado de cada criança com sua árvore, além da conscientização na conservação do meio ambiente. Desta maneira as crianças aprendem a preservar o meio ambiente plantando árvores.

Durante a atividade as crianças ficaram muito animadas e quiseram participar de todo o processo do plantio. Ajudaram a plantar as mudas, deram nomes as árvores, brincaram, regaram e aprenderam a diferenciar as espécies. O local já recebeu em setembro de 2018 o plantio de 150 mudas de aroeira, ipê, acácia e outras espécies. O local escolhido foi os canteiros da pista de caminhada existente na praça do mesmo bairro.

O projeto e da prefeitura de Ouroeste e da empresa  Valec ,  empresa responsável pela construção da ferrovia norte sul, e tem um compromisso com o impacto ambiental. Em outra  ocasião o plantio foi realizado por alunos do quinto ano da EMEF Ouroeste. 

Uma das próximas fases do projeto são as  palestras nas escolas municipais com temas  sobre meio ambiente, biodiversidade, educação ambiental e preservação, assim como turmas de alunos das demais escolas do município e distrito ”adotarem” um bosque e fazer plantio de mudas e deixar registrado a placa com nome de cada aluno e escola. Lembrando que o município possui um viveiro de mudas e os interessados em adquirir gratuitamente devem procurar a Secretaria de Meio Ambiente do município.

últimas