CENÁRIO

Maioria dos prefeitos da região quer a reeleição em outubro

Maioria dos prefeitos da região quer a reeleição em outubro

Apenas três deles indicaram a mudança de partido durante a janela partidária

Apenas três deles indicaram a mudança de partido durante a janela partidária

Publicada há 4 anos

Gustavo Jesus

A janela partidária, prazo que os políticos com mandato podem mudar de partido para concorrer às eleições de 2020 sem sofrer punições, está aberta desde a quinta-feira, 5, e começa a movimentar a política regional. Na edição de sábado, 29, O Extra.net trouxe um levantamento com os possíveis destinos dos vereadores de Fernandópolis, e agora, traz um panorama dos prefeitos da região.

PESSUTO CONFIRMA: FICA NO DEM
Apesar das especulações sobre uma possível mudanças para o MDB, André Pessuto, prefeito de Fernandópolis, confirmou à nossa reportagem que fica no DEM. Sobre a possibilidade de ir para a reeleição, Pessuto foi enigmático. "Não, sim, talvez. Quem Sabe!".

Outro dois prefeitos das maiores cidades da região também ficam no partido do vice-governador Rodrigo Garcia. Flá Prandi, de Jales, e Ademir Maschio, de Santa Fé do Sul, permanecerão na atual sigla e são candidatos à reeleição.

Das quatro principais cidades da região, apenas João Dado, prefeito de Votuporanga, vai mudar de partido. Ainda em 2019 Dado confirmou a saída do Solidariedade e o ingresso no PSD de Gilberto Kassab. O mandatário votuporanguense está reticente sobre encarar um novo mandato.

MICRORRERGIÃO: VÁRIAS REELEIÇÕES
Nas outras doze cidades que compõe a microrregião de Fernandópolis, pelo menos nove dos 10 prefeitos que podem ser candidatos à reeleição no pleito de outubro devem estar novamente nas urnas.

O único dos atuais mandatários que disse estar em dúvida é José Baruci (PL), de São João das Duas Pontes. De acordo com ele, ainda haverá conversas com os aliados para saber a sua real posição.

Com o encerramento do segundo mandato, apenas as prefeitas Elaine Rocha (PSDB), de Indiaporã, e Lene Marsola (PTB), de Macedônia, não podem se candidatar novamente. Ricardo Rocha, marido da prefeita de Indiaporã, disse que a dupla ainda estuda quem deve apoiar nas eleições desse ano. Em Macedônia é dado como certo que a família Marsola apoiará a eleição do atual vice-prefeito Niquinho Graciano, do PSDB.

Lívia Oliveira, em Ouroeste; Nilson Caffer, em Guarani d'Oeste; Barão Lopes, em Estrelad'Oeste; Maicon Japonês, em Meridiano; Márcio Castrequini, em Mira Estrela; Marquinho, em Pedranópolis; Adaulto Severo, em Populina; Alex Ribeiro, em Turmalina e Adílson Segura, em Valentim Gentil, devem todos se candidatar ao segundo mandato.

MUDANÇAS DE PARTIDO
Entre os candidatos que confirmaram a tentativa de reeleição, dois já deram como certo a mudança de partido. A prefeita de Ouroeste, Lívia Oliveira, deixará o PSB, partido pelo qual se elegeu em 2016, e vai para o PSDB do governador João Dória. O prefeito de Estrela d'Oeste, Barão Lopes, já havia anunciado em dezembro que deixa o PSB para integrar o MDB.

Marquinho, prefeito de Pedranópolis, que pertence ao PTB, disse que há boas chances de continuar no partido, mas algumas costuras eleitorais podem fazer com que ele mude de sigla.

Os demais prefeitos da microrregião confirmaram que continuam em seus respectivos partidos.

últimas