SAÚDE

Problemas na UPA dominam as discussões na sessão da Câmara

Problemas na UPA dominam as discussões na sessão da Câmara

Vereadores utilizaram o Tema Livre para debater sobre o assunto

Vereadores utilizaram o Tema Livre para debater sobre o assunto

Publicada há 4 anos

Unidade de Pronto Atendimento foi inaugurada em 2016

Gustavo Jesus

A UPA dominou boa parte dos discursos dos vereadores no uso do Tema Livre na sessão dessa terça-feira, 10, da Câmara Municipal. Os discursos trataram tanto da estrutura como do corpo de funcionários da unidade.

O vereador Cidinho do Paraíso (PL) falou sobre infiltrações no prédio e explicou a demora para que mais um médico comece a atender na unidade. "Conversamos na Diretoria Regional de Saúde e eles nos explicaram que o governo do Estado precisa aprovar o aumento de mais um médico".

Ademir de Almeida (PSD), presidente da Câmara, parabenizou os funcionários, mas justificou os problemas de atendimento pela falta de espaço do local. "Não tem como, num espaço reduzido daquele, o UPA atender 13 municípios. Alguém precisa fazer alguma coisa, aumentar aquilo lá, um postinho de saúde atender casos mais simples. Nós vereadores não temos poder para resolver, nossa função é reivindicar, pedir e fiscalizar, e nós estamos pedindo".

Gilberto da Saúde (DEM) explicou a falta de profissionais nos últimos 15 dias por conta da realização de cursos de atualização."Nós temos que pedir um pouco de paciência para os nosso munícipes, porque os profissionais de saúde estão fazendo cursos na FEF, por isso às vezes as pessoas estão chegando lá e não tem quem atende".

O edil também falou sobre o atendimento de pediatria na unidade, que começará a ser realizado nessa semana.

A vereadora Janaína Alves (PSD) citou a demora para a realização de exames como um dos fatores que contribui para o aumento do volume de pessoas esperando no local. "O laboratório da Santa Casa fica superlotado, e por vezes, por causa de emergências que chegam no hospital os exames do UPA ficam para trás".

últimas