ELEIÇÕES 2020

Nomes tentam se colocar como "terceira via" nas eleições municipais em Fernandópolis

Nomes tentam se colocar como "terceira via" nas eleições municipais em Fernandópolis

Com a possível polarização entre Pessuto e PSDB, outros candidatos podem surgir na disputa

Com a possível polarização entre Pessuto e PSDB, outros candidatos podem surgir na disputa

Publicada há 4 anos

Gustavo Jesus

O início da janela partidária e o final do prazo para a filiação de interessados em concorrer nas eleições de outubro, trouxe, além das articulações para a formação de chapas visando a disputa do Legislativo, as primeiras conversas sobre as composições de candidaturas ao Executivo.

Com a provável candidatura do atual prefeito André Pessuto (DEM) e a polarização com o PSDB, que hoje tem o ex-vice-prefeito José Carlos Zambon como principal nome - posto que era dividido com Gilmar Gimenes até a prisão deste -, outros quadros tentam se viabilizar como "terceira via".

Esse grupo trabalha com a rejeição aos nomes tradicionais da política local, e, com um discurso pautado na "novidade", tentam viabilizar suas candidaturas.

Dentro os postulantes há aqueles que fazem oposição ao atual prefeito em redes sociais - Cabo Santos e Adélia Menezes -, quem tem mandato na Câmara - João Pedro, ainda que ele não confirme a intenção -, e figuras de "fora da política", como o advogado Henri Dias e o empresário Renato Colombano.

PTB E A FORÇA PARTIDÁRIA
Nas fileiras do PTB dois nomes podem protagonizar as eleições de outubro. O advogado Henri Dias, que concorreu ao cargo de vice-prefeito no último pleito, em chapa com a então prefeita Ana Bim, pode ser um dos nomes, e se posiciona hoje como pré-candidato.

O vereador João Pedro também é bem cotado dentro do partido, mas a pretensão do edil é retornar para a Câmara em 2021. João só deve entrar na disputa caso pesquisas mostrem que uma chapa formada pelos dois tenha potencial.

Ambos se beneficiariam de uma chapa robusta de vereadores que deve ser lançada com Cidinho do Paraíso, hoje no PL, puxando a votação.

Outro nome que deve integrar o partido e pode pintar na posição de vice-prefeito é Júlio Camargo, filho do ex-prefeito Newton Camargo.

REPUBLICANOS E DOIS PRÉ-CANDIDATOS
Dentro do Republicanos existe o consenso, amparado por Edson Freire, articulador regional da legenda, que o partido lançará candidatura própria ao Executivo. Os nomes cotados são de Adélia Menezes, ex-dirigente da área da educação, e do empresário Renato Colombano.

Os membros do partido têm mantido conversas com diversas lideranças, incluindo o ex-candidato a prefeito Carlos Lima, e o grupo do policial aposentado Cabo Santos, hoje no PSL.

Tanto Adélia como Colombano confirmam a intenção de disputar a eleição em outubro.

PSL E A ONDA BOLSONARO
O partido que elegeu o atual presidente da República conta com o policial aposentado Cabo Santos, que foi candidato a deputado estadual nas eleições de 2018 e personificou, por consequência, a figura de Bolsonaro.

Ele anunciou nas redes sociais que pode ser candidato.

Outro nome do partido que pode pintar é o do policial militar Ricardo Pedroso.

últimas