CORONAVÍRUS

Jovem que fugiu de PS estava fora da faixa de risco

Jovem que fugiu de PS estava fora da faixa de risco

Informação é da Secretaria de Saúde de Araçatuba, que localizou e orientou sobre o isolamento social

Informação é da Secretaria de Saúde de Araçatuba, que localizou e orientou sobre o isolamento social

Publicada há 4 anos

Pronto-socorro municipal de Araçatuba onde o paciente era atendido 

Da Redação

O jovem de 25 anos que teria fugido do pronto-socorro de Araçatuba na última quinta-feira, 12, após procurar atendimento dizendo estar com sintomas semelhantes aos do novo coronavírus, não estava mais na faixa de risco.

No boletim de ocorrência que foi registrado pelo pronto-socorro após a fuga do paciente, consta que ele teria dito que havia retornado da Itália havia 12 dias e que um dia antes teve tosse e febre.

Entretanto, de acordo com a nota da Prefeitura, ao ser localizado, na sexta-feira, o paciente disse que havia retornado da Itália há mais de 20 dias, portanto, não estaria mais dentro da faixa de risco de transmissão.

Apesar de não ter colhido material do paciente para exame, a administração municipal informa que ele foi orientado sobre a necessidade de isolamento social, seguindo orientação do Ministério da Saúde.

Caso

Na tarde de quinta-feira uma enfermeira do pronto-socorro municipal registrou boletim de ocorrência informando que o jovem deu entrada na unidade por volta das 12h.

De acordo com ela, após preencher a ficha de atendimento, ele foi chamado na sala de acolhimento, relatou que havia chegado da Itália 12 dias atrás e apresentou tosse produtiva e febre no período da noite.

Após ser encaminhado para a sala de isolamento e examinado por um médico que determinou a coleta de material para exame, ele teria fugido e não foi mais visto.

Telefonou

A OSS (Organização Social de Saúde) Santa Casa de Misericórdia de Birigui, que administra o pronto-socorro de Araçatuba, informou que naquele dia o morador no bairro Alvorada telefonou dizendo que havia chegado da Itália 12 dias atrás e na quarta-feira, 11, passou a sentir os sintomas, como tosse e febre.

Ele contou que estava a caminho do pronto-socorro e a unidade se preparou para recebê-lo, fornecendo os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) para os profissionais que fariam o atendimento.

Segundo a OSS, o paciente foi acolhido na recepção, recebeu máscara e foi encaminhado para a sala de isolamento para uma medida preventiva. Foram verificados os sinais vitais, que estavam dentro da normalidade.

O paciente foi avaliado pelo médico, que solicitou exame de raio-X de tórax, mas antes de o procedimento ser realizado ele fugiu da unidade.

Ainda de acordo com a administradora do pronto-socorro, a Vigilância Epidemiológica do município e o Departamento de Urgência e Emergência foram comunicados que o paciente estava em atendimento.


Fonte: Hoje Mais

últimas