PREVENÇÃO

Festas, cinema e transporte coletivo de idosos estão suspensos

Festas, cinema e transporte coletivo de idosos estão suspensos

Velórios e enterros também passam por alterações e Igrejas são orientadas a cancelarem eventos, como ações de prevenção ao COVID-19

Velórios e enterros também passam por alterações e Igrejas são orientadas a cancelarem eventos, como ações de prevenção ao COVID-19

Publicada há 4 anos

SECOM - Prefeitura de Fernandópolis

Em reunião realizada na manhã desta quinta-feira, dia 19, na Prefeitura, o Comitê de Contingência COVID-19 de Fernandópolis discutiu as ações que estão sendo tomadas e elaborou novas medidas que devem ser adotadas no município. 

Dentre as alterações, fica determinado, por meio de Decreto nº 8.564, que os cinemas e boliche da cidade deverão suspender o funcionamento ao público por tempo indeterminado. 

Também fica suspenso, temporariamente, o funcionamento das Feiras Livres no âmbito do Município de Fernandópolis, por prazo indeterminado, bem como a realização de buffets (casamentos, festas de aniversários, formaturas, entre outros). 

Outra importante determinação a ser adotada é que a empresa de transporte coletivo municipal não trafegue com idosos (acima de 60 anos) neste período, sendo proibido aceitar o passe do idoso. Os profissionais também deverão orientar que as pessoas da “terceira idade” fiquem em suas casas enquanto houver as recomendações de precaução do Coronavírus.

A concessionária do serviço de transporte público municipal também deverá manter a limpeza e higienização total dos ônibus, em especial nos pontos de contato com as mãos dos usuários, e do ar condicionado; disponibilização álcool em gel à população e trabalhadores, nas áreas dos terminais - entrada e saída dos veículos.

Uma importante medida, por tempo indeterminado, está relacionada ao uso e funcionamento do Velório Municipal. Os enterros e velórios deverão restringir a 10 o número máximo de pessoas simultaneamente, sendo que os velórios serão limitados em cinco horas de duração. Também fica proibido o fornecimento e consumo de alimentos dentro do velório municipal, podendo ser oferecido pela empresa funerária somente o café, chá e os copos descartáveis.

RECOMENDAÇÃO

A Prefeitura de Fernandópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, também elaborou uma listagem de recomendações que devem ser adotadas em diferentes segmentos do município, dentre eles a suspensão de eventos religiosos, como cultos e missas, onde há grande concentração de pessoas. 

As empresas privadas devem redobrar a atenção com  funcionários da área de risco, como gestantes e pessoas com mais de 60 anos, para que, se possível, fiquem em casa nesse período.

As agências bancárias também são orientadas a trabalharem em forma de rodízio, limitando o número de pessoas por atendimento, evitando um grande fluxo de pessoas, assim como os supermercados devem orientar que o público idoso não faça suas compras, mas que tenha um responsável para tal. Para as academias de Fernandópolis, também fica recomendado o fechamento e paralisação total de suas atividades.

 As empresas de ônibus que transportam comerciantes para compras em grandes centros, também foram instruídas a paralisação de suas atividades por tempo indeterminado. Mototáxi, Táxis e serviços de transporte por aplicativos devem suspender os trabalhos. 

Todas as determinações e recomendações fazem parte do plano de medidas temporárias e emergências adotadas no município. Porém, como o quadro do Coronavírus é dinâmico, essas ações poderão ser revistas e alteradas a qualquer momento pela Administração.


últimas