LUTO

Cardiologista Domingo Braile morre aos 81, em Rio Preto

Cardiologista Domingo Braile morre aos 81, em Rio Preto

Médico tratava um quadro de pneumonia em sua casa

Médico tratava um quadro de pneumonia em sua casa

Publicada há 4 anos

Da Redação

Morreu, na madrugada deste domingo (22) o médico, pesquisador e inventor responsável pela fundação Braile Biomédica, doutor Domingo Braile. Ele estava com um quadro de pneumonia grave e seguia monitorado por uma equipe médica em casa, além da presença dos familiares.

Na manhã de sábado (21) a filha do médico, Patrícia Braile, emitiu uma nota sobre a fase delicada que a família estava passando.  "A situação de meu pai é realmente muito grave, muito mesmo. Está praticamente em coma, só acorda poucos momentos, mas em seguida já volta a dormir. Realmente parece que a vida desse guerreiro incansável está chegando ao fim...”.

Consertador de Corações

Domingo Braile foi um médico visionário, entusiasta e grande colaborador do desenvolvimento de Rio Preto. Ligada a Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos e Odontológicos (Abimo) há mais de 40 anos, a Braile Biomédica é referência no ramo de fabricação de materiais de cirurgias cardiovasculares.

A vida de Braile está ligada aos primórdios da cirurgia cardíaca no mundo, no início na década de 1950. Sua história de vida foi contada no livro "A céu aberto – a história de Domingo Braile, o consertador de corações”, escrito pela jornalista Elma Eneida Bassan Mendes. A obra apresenta um amplo relado sobre o profissional, abordando a história da família e de seus antepassados na Itália desde 1800.

Entre as grandiosas conquistas do médico, foi o trabalho que ampliou e propiciou o acesso a tratamentos cardiovasculares no Brasil. Braile foi pioneiro – quando a cirurgia cardíaca era feita somente em São Paulo e no Rio de Janeiro, o médico trouxe o procedimento para o interior do país.

Não haverá velório e a família solicita que cada um dos amigos eleve suas orações a Deus de suas próprias casas.

Domingo Braile, médico de Rio Preto, morreu aos 81 anos


Fonte: DL News 

últimas