MUDOU DE IDEIA

Bolsonaro determina revogação de artigo que permitia suspensão de salário

Bolsonaro determina revogação de artigo que permitia suspensão de salário

Revogação foi anunciada pelo presidente por meio das redes sociais

Revogação foi anunciada pelo presidente por meio das redes sociais

Publicada há 4 anos

Da Redação

O presidente Jair Bolsonaro suspendeu nesta segunda-feira, 23, à medida que permitia a suspenção de salário.

A medida do artigo 18 da MP 927 permitia a suspensão do contrato de trabalho por até quatro meses sem salário.

ENTENDA

Segundo o texto, o empregado deixa de trabalhar, e o empregador então não precisa pagar salário. A empresa fica obrigada, nesse caso, a oferecer programa de qualificação online aos funcionários e a manter benefícios, como plano de saúde.

A medida privilegiava a negociação individual entre patrões e empregados em detrimento de acordos coletivos e da lei trabalhista, contanto que sejam preservados os direitos previstos na Constituição.

Segundo a MP, o curso ou programa de qualificação profissional online deve ser promovido pelo empregado, de forma direta, ou através de entidades responsáveis pela qualificação.

Por ser uma MP, a regra passa a vigorar imediatamente e tem força de lei por um período de 60 dias, prorrogáveis pelo mesmo prazo, até que seja analisada pelo Congresso. Ela perde automaticamente a validade, caso não seja aprovada em 120 dias por deputados e senadores.

O governo justifica a MP como medida "para enfrentamento dos efeitos econômicos decorrentes do estado de calamidade pública e para preservação do emprego e da renda".

O pacote de medidas determina que "o empregador poderá conceder ao empregado ajuda compensatória mensal, sem natureza salarial, durante o período de suspensão contratual, com valor definido livremente entre empregado e empregador, via negociação individual". 


Fonte: SBT Interior 

últimas