INOVAÇÃO

NA MISSA VIRTUAL! Paróquia coloca fotos dos fiéis nos bancos para celebrar missa

NA MISSA VIRTUAL! Paróquia coloca fotos dos fiéis nos bancos para celebrar missa

Igreja encontra meio de fortalecer a união: laços de fé aproximam

Igreja encontra meio de fortalecer a união: laços de fé aproximam

Publicada há 3 anos

Paróquia decora bancos com fotos de fiéis para celebrar missa à distância — Foto: Arquivo pessoal/Allyson Saulo Cabrini

Da Redação/Por Júlia Nunes/https://g1.globo.com/sp/bauru-marilia/ 

Uma paróquia de Quintana, situada na região de Marília, inovou durante o culto de quarta-feira, 25. Além de celebrar o culto e transmiti-lo pela internet, os organizadores colocaram fotos de vários fiéis espalhadas nos bancos da igreja. 

Confira todos os detalhes em matéria veiculada pelo G1:

Uma paróquia de Quintana (SP) inovou com uma atitude para deixar os padres mais próximos aos fiéis durante a missa, mesmo quando o coronavírus exige que elas sejam feitas a distância.

Na quarta-feira (25), colaboradores espalharam fotos impressas dos frequentadores da paróquia nos bancos da igreja e tornaram a missa, transmitida pela internet, um momento emocionante para os padres e fiéis.

O coordenador da pastoral da comunicação, Allyson Saulo Cabrini, contou ao G1 que a ação foi inspirada na ideia de uma igreja italiana e teve como objetivo principal homenagear os padres da paróquia.

“O padre chegou e foi uma comoção total. Era uma intenção de homenageá-lo até porque o padre nasceu para o povo e, sem o povo, fica uma parcela faltando”, conta Allyson.

Para o padre Edson de Oliveira, a surpresa foi um gesto precioso. Através dele, os fiéis puderam se sentir representados na oração e mostrou que a comunidade pode estar presente e manter a fé, mesmo de maneiras alternativas.

“A gente até se emociona porque é isso que provoca, um estado de emoção e sensibilidade. Também revela a ternura da comunidade com o padre, é uma relação muito bonita”, se emociona o padre.

A equipe da igreja recebeu as fotos através de um WhatsApp disponibilizado na página da paróquia no Facebook. Segundo o coordenador, os fiéis gostaram bastante da ideia e, em menos de 24 horas, a igreja recebeu mais de 200 fotos.

“O que eu fico mais feliz é ver que alguns bancos ainda não têm fotografia, mas eu sei que vão faltar bancos para a gente colocar fotos. Não é uma corrente sombria, são os laços da fé que nos unem e todo mundo quer fazer parte disso”, afirma o padre Edson.

O religioso também explicou ao G1 sobre o papel da igreja neste momento tenso de pandemia do coronavírus. Segundo ele, os padres da paróquia têm se empenhado para levar às pessoas um sinal de esperança.

“Esse tem sido o nosso maior pastoreio agora, fazer a mensagem positiva chegar nas pessoas. Com as dúvidas que surgem e as situações obscuras que vão chegando, a igreja deve ser um espaço para confiança e o padre precisa animar, reconfortar e ter essa presença de consolação”, ensina o padre.

Missa pela internet

Para evitar a aglomeração de pessoas e entendendo que a celebração presencial poderia trazer um risco aos frequentadores da igreja, a Diocese de Marília, da qual Quintana faz parte, suspendeu as missas nas paróquias.

Desde o dia 19, a igreja de Quintana começou a transmitir as missas através da internet e do rádio. A iniciativa, segundo o coordenador Allyson, tem dado certo.

“Foi muito nova para a gente essa questão da transmissão. Estamos fazendo via celular simples e amigos também colaboram com outros celulares. Nossa transmissão via rádio também é bastante amadora, mas está dando certo”, explica o coordenador.

Por Júlia Nunes*/ G1 Bauru e Marília

*Colaborou sob supervisão de Paola Patriarca

últimas