PANDEMIA

Fernandópolis é a cidade com mais respiradores artificiais na região: 30 aparelhos

Fernandópolis é a cidade com mais respiradores artificiais na região: 30 aparelhos

Após vem Jales com 27; Votuporanga com 14 e Santa Fé com 13

Após vem Jales com 27; Votuporanga com 14 e Santa Fé com 13

Publicada há 4 anos

PANDEMIA

http://oextra.net.s3.amazonaws.com/2020/03/31/eb4cbe8dcdecb51f3ac87f19ae0a386a.jpgRespiradores artificiais são a principal demanda para o tratamento do covonavírus em pacientes graves e estão em falta. Foto: ilustração

Da Redação

Eles são a última esperança para a maioria dos pacientes gravemente afetados pelo novo coronavírus. Mas nem mesmo os sistemas de saúde dos países mais ricos do mundo estão equipados com a quantidade de respiradores que a pandemia da covid-19 pode exigir. Isso já obrigou os médicos da Itália e da Espanha a tomarem a difícil decisão de quais pacientes conectar a essas máquinas e quais não — o que, em muitos casos, equivale a uma sentença de morte.

E, na corrida desesperada para suprir o déficit de respiradores, governos de todo o mundo tem exigido que indústrias de todos os tipos — de montadoras a fabricantes de aspiradores de pó — coloquem toda a sua capacidade de produção para fabricar o produto.

E como estaria as principais cidades da região noroeste, que receberão os pacientes em estado mais grave, de toda a microrregião?

O município com maior número de respiradores artificiais é Fernandópolis. Segundo informou extraoficialmente o vereador Murilo Jacob, as unidades de saúde local possuem 30 aparelhos, sendo que 28 deles estão instalados na Santa Casa (já incluindo nesse número os novos adquiridos) e outros dois estão na Unidade de Pronto Atendimento-UPA. Não há informações de que outras unidades serão compradas e a Santa Casa local é responsável pelo atendimento de 13 municípios, incluindo o sede.

Jales tem a segunda maior quantidade. Por lá estão 16 na Santa Casa; 01 na UPA e mais 10 no Hospital de Amor. Segundo o prefeito Flá Prandi, outros dez aparelhos serão adquiridos em regime de urgência, o que fará o número saltar dos atuais 27 para 37, o que, na avaliação de técnicos municipais da área, deve ser suficiente.

Com 14 aparelhos, Votuporanga tem déficit reconhecido pelos médicos e pela administração municipal. O prefeito João Dado afirmou que está em negociações com o Governo Estadual em busca de, no mínimo, mais 20. Porém o objetivo é conseguir mais 30 respiradores artificiais.

Já em Santa Fé do Sul, outra cidade que atenderá pacientes de municípios circunvizinhos, o número era de apenas cinco. Após ação dos vereadores que destinaram R$ 354 mil de uma obra cancelada na sede do Legislativo, foi adquirido mais oito, perfazendo um total de 13 respiradores.


últimas