ELEIÇÕES 2020

Reunião nessa quarta-feira selará os destinos de Maiza e João Pedro na janela partidária

Reunião nessa quarta-feira selará os destinos de Maiza e João Pedro na janela partidária

Edis cobram do PSDB a formação de uma chapa competitiva

Edis cobram do PSDB a formação de uma chapa competitiva

Publicada há 4 anos

Maiza Rio e João Pedro: reunião deve selar destino de ambos

Gustavo Jesus

Uma reunião marcada para essa quarta-feira, 1º, entre Neuclair Félix, presidente do PSDB em Fernandópolis, e os vereadores Maiza Rio e João Pedro, deve definir o destino dos edis nessa janela partidária.

Com dificuldades para formar uma chapa de vereadores que dê condições de eleger os dois vereadores, Neuclair corre contra o tempo para conseguir um número de concorrentes ao cargo que viabilize as campanhas de Maiza e João Pedro.

O assessor da deputada Analice Fernandes assumiu o partido apenas em 16 de março, o que comprometeu a formação da chapa de candidatos a vereador. Maiza – que está no partido -, e João Pedro, hoje filiado ao PTB, cobram de Neuclair os nomes que farão parte do grupo, para só então tomar a decisão de disputar, ou não, as eleições no ninho tucano.

As mudanças na legislação eleitoral para as eleições desse ano extinguiram as coligações, obrigando os partidos a formar chapa dentro da própria legenda.

Em Fernandópolis um partido pode ter até 20 candidatos ao cargo de vereador, sendo que 30% da chapa deve ser formada por mulheres.

As projeções para o pleito de outubro indicam que um partido deverá ter pelo menos 2.500 votos para eleger um vereador. Baseados nesse índice, os edis cobram uma posição de Neuclair.

Maiza Rio pertence ao PSDB, e condiciona sua permanência à chapa competitiva. Como tem a expectativa de manter seu histórico de votos – sempre acima dos 1.500 sufrágios -, a posição da vereadora é confortável para buscar mais um mandato.

Apesar de ter uma situação favorável no PTB, com eleição praticamente garantida, compromissos firmados com a deputada Analice Fernandes empurram João Pedro para o PSDB.

Mesmo com a grande chance do PSDB apoiar a reeleição de Pessuto (DEM) – ao longo do mandato João Pedro foi um raro oposicionista ao chefe do Executivo na Câmara -, o vereador correrá o risco de ser atacado por estar do lado do prefeito, contrariando toda a sua trajetória, caso Neuclair apresente uma chapa viável para a eleição de dois nomes.

últimas