DESATIVAÇÃO

Professores do curso de Medicina da Universidade Brasil divulgam carta: "nossa labuta segue"

Professores do curso de Medicina da Universidade Brasil divulgam carta: "nossa labuta segue"

Docentes reafirmam seguir as orientações do MEC e avalizam qualidade do curso

Docentes reafirmam seguir as orientações do MEC e avalizam qualidade do curso

Publicada há 3 anos

Gustavo Jesus

Parte dos professores do curso de Medicina da Universidade Brasil divulgou na noite dessa quarta-feira, 1º, nota ressaltando o “compromisso acadêmico e pedagógico” do corpo docente e a qualidade de ensino do curso.

O texto destaca as notas do curso no ENADE, avaliação do governo dos cursos de ensino superior, e garante a continuidade dos trabalhos enquanto a desativação do curso proposta pelo MEC não é efetivada.

Confira o conteúdo do manifesto

O corpo docente do módulo de saúde coletiva, do curso de medicina da Universidade Brasil, do campus de Fernandópolis, vem a público externar seu compromisso acadêmico e pedagógico.

Formado por professores capacitados, especialistas, mestres e doutores, engajados com o ensino e a formação em saúde, sobretudo médica, realizamos um trabalho de amplo cuidado na formação dos estudantes de medicina desde o seu ingresso na Universidade, desenvolvendo atividades teóricas, mas também e, sobretudo, práticas, discutindo a realidade a luz da ciência, buscando fomentar o conhecimento humanizado e o desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes.

Nosso trabalho e dos demais docentes do curso refletem a nota 4 do ENADE, um número excelente levando em consideração que é avaliado em até 5 pontos e inclui as maiores universidades do país, inclusive públicas. Nossos ex-alunos têm obtido com isso, ao longo dos anos, aprovações nas melhores residências do país e concursos públicos, fortalecendo, não só em nossa região, mas em âmbito nacional, a saúde.

Para subsidiar nossa atuação seguimos rigorosamente as diretrizes pedagógicas do Ministério da Educação - MEC e preparamos os futuros médicos para garantir os princípios constitucionais que norteiam o Sistema Único de Saúde - SUS, a atuar de maneira ética e responsável, em consonância com os princípios da Universalidade, Integralidade e Equidade próprios da Constituição Federal do Brasil. Estamos extremamente empenhados em garantir que nosso trabalho continue justo e perfeito no âmbito pedagógico e legal.

Estendemos nosso compromisso também aos demais colegas docentes do curso, dos quais reconhecemos os relevantes serviços desenvolvidos em favor dos estudantes de medicina e da sociedade. Por fim, reafirmamos que nossa labuta segue com o mesmo engajamento de sempre, com a certeza de estar realizando um excelente trabalho, pelo que acreditamos tecnicamente e legalmente, pelos estudantes, pela saúde e medicina, pela cidade e por toda a sociedade.

últimas