CORONAVÍRUS

Bebê recém-nascido morre com coronavírus em Natal e é o mais jovem a morrer pela doença no Brasil

Bebê recém-nascido morre com coronavírus em Natal e é o mais jovem a morrer pela doença no Brasil

Bebê tinha quatro dias de vida. Na sexta, 3, um bebê de três meses morreu no Ceará

Bebê tinha quatro dias de vida. Na sexta, 3, um bebê de três meses morreu no Ceará

Publicada há 4 anos

Da Redação

Um bebê recém-nascido, com quatro dias de vida, diagnosticado com coronavírus morreu na terça-feira, 7, em Natal. A informação foi confirmada pela Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) nesta quarta-feira, 8. Essa é a terceira morte registrada na capital potiguar e a 11ª no Rio Grande do Norte.

A Secretaria Municipal de Saúde de Natal chegou a informar, por meio de nota, que o parto aconteceu no dia 2 de abril, mas corrigiu a informação em seguida e disse que o bebê nasceu na madrugada do dia 3.

A Covid-19 tende a se desenvolver de forma mais grave em pessoas com idade acima de 60 e com outras doenças associadas, como as respiratórias e as cardíacas. No entanto, há pelo menos dois casos de morte de bebês pela doença no Brasil. Nesta terça-feira, a Secretaria Estadual de Saúde do Ceará confirmou a morte de uma bebê de três meses.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Natal, o bebê nasceu prematuro no dia 3 de abril, com 30 semanas de gestação, apresentou insuficiência respiratória e ficou na UTI neonatal. A pasta não informou, no entanto, se a criança já nasceu com o problema respiratório ou se era resultado da doença. Também não foi informado se ele possuía outras doenças associadas.

Quando deu entrada na maternidade, no dia 2 de abril, a mãe apresentava quadro de hipertensão, diabetes, obesidade e síndrome respiratória a esclarecer, segundo a SMS. A mãe fez o exame e aguarda o resultado do Lacen. Ela encontra-se em isolamento domiciliar.

Secretaria de Saúde investiga contaminação

A secretaria está investigando como se deu a contaminação do recém-nascido. "É um caso que ainda está em investigação. Por mais que o teste tenha dado positivo, ainda não se sabe se o contágio foi pós-parto, precisa de um aprofundamento da investigação (sobre a contaminação) com os parentes", disse o secretário adjunto da Sesap, Petrônio Spinelli.

Nesta quarta, outro caso de bebê infectado pelo Sars-Cov-2 foi confirmado na Bahia. O teste foi feito na criança recém-nascida após a mãe dela, que tinha 28 anos, morrer com a doença. Segundo o pai da criança, ela está isolada sem sintomas.

A primeira morte registrada em Natal foi de Matheus Aciole, de 23 anos. A segunda morte foi da médica Maria Altamira de Oliveira, de 71 anos.

De acordo com o boletim divulgado nesta quarta, 8, pela Sesap, o RN tem 261 casos confirmados de coronavírus e 2.619 casos suspeitos.


Fonte: G1

últimas