CUIDADOS

Prefeitura orienta sobre descarte correto de máscaras

Prefeitura orienta sobre descarte correto de máscaras

Elas devem ser embaladas em sacos plásticos e levadas às unidades de saúde

Elas devem ser embaladas em sacos plásticos e levadas às unidades de saúde

Publicada há 4 anos

Secom - Prefeitura de Fernandópolis

As Secretarias Municipais de Saúde e Meio Ambiente da Prefeitura de Fernandópolis alertam os munícipes quanto ao descarte correto de máscaras. Diante da pandemia do coronavírus muitas pessoas estão usando-asnos locais de grande circulação, mas é importante estar atento e saber onde e como descartá-las.

Por se tratar de material infectado, as máscaras usadas não podem e nem devem ser dispensadas no lixo comum ou reciclável. Por isso, a Secretaria de Saúde de Fernandópolis colocou as unidades de saúde que estão em funcionamento à disposição para receber o descarte das máscaras que posteriormente serão destinadas ao lixo hospitalar.

O descarte inadequado das máscaras junto com o lixo orgânico ou com o material reciclável, pode prejudicar e infectar os trabalhadores que fazem a coleta, bem como disseminar o vírus para outros lugares. Por isso, a Prefeitura de Fernandópolis pede a compreensão e o apoio de todos.

Veja como fazer o descarte correto das máscaras: 

Em casa: Após o uso, descartar em saco plástico, preferencialmente de cor branca (pode ser inclusive de mercado) e amarrá-lo bem. Não deixar acumular mais que dois dias em casa. Após no máximo dois dias, levar o saco bem vedado a uma das unidades básicas de saúde para ser descartado como resíduo sólido da saúde. OBS: Não descartar máscaras no lixo comum ou reciclável. Não acumular em casa por mais de dois dias. Não descartar no ambiente (ruas, calçada, terrenos baldios, etc.).

últimas