TECNOLOGIA

Motivo de polêmica recente, Prefeitura de Votuporanga comprou dados de localização por celular

Motivo de polêmica recente, Prefeitura de Votuporanga comprou dados de localização por celular

Ação foi feita em 2015 para a elaboração de projeto de mobilidade

Ação foi feita em 2015 para a elaboração de projeto de mobilidade

Publicada há 4 anos

Da Redação

Matéria publicada pelo site de jornalismo investigativo “The Intercept”, revelou que a Prefeitura de Votuporanga comprou dados de localização de clientes de operadoras de telefonia móvel. 

Apesar de não haver a disponibilidade dos nomes dos usuários, o sistema permite que sua movimentação seja monitorada e as informações sejam dispostas numa planilha que é vendida para entidades públicas e privadas através da empresa SmartSteps.

Na matéria, a repórter Tatiana Dias conseguiu encontrar dois clientes da Vivo, através do cruzamento de informações.

O assunto ganhou repercussão regional com a divulgação que a Prefeitura de Votuporanga fez a aquisição do serviço em 2015.

De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura, os dados adquiridos da Vivo em 2015 serviram de base para a elaboração do Plano de Mobilidade Urbana do Município. 

“Para aquisição dos dados, a Prefeitura realizou pregão presencial em 2015 – no governo anterior, portanto, obedecendo a todos os critérios legais determinados aos órgãos públicos, para a contratação de prestação de serviços de consultoria para análise de dados da mobilidade populacional no centro urbano. Não foram obtidas informações individuais, apenas sexo e idade, vinculados a um registro anônimo de uso de celular, apoiados por cobertura de operadora de celular, com a finalidade de obter uma matriz origem-destino que permitia o entendimento da mobilidade urbana na cidade de Votuporanga”. 

Ainda de acordo com a assessoria, o contrato feito à época foi no valor de R$ 34.275,00.

“O programa viola os direitos dos consumidores por influir na sua esfera privada sem autorização e conhecimento”, disse Diogo Moyses, coordenador do Programa de Telecom e Direitos Digitais do Idec. “Com o compartilhamento amplo e irrestrito dos dados pessoais de milhares de pessoas, supostamente anonimizados, pode-se facilmente reidentificar indivíduos para fins discriminatórios e ilícitos, como perseguição de adversários políticos, golpes financeiros e manipulações eleitorais”, acrescentou, diz trecho da reportagem do The Intercept (link da matéria original no final do texto).

Plano de Mobilidade Urbana
 
A Prefeitura justificou a utilização das informações na elaboração do Plano de Mobilidade Urbana.

“Para a elaboração do Plano de Mobilidade Urbana de Votuporanga foram realizadas a coleta e análise de dados prévios, determinação das zonas de tráfego do estudo e determinação dos períodos de análise e das categorias de viajantes, que permitiram a análise de hábitos de viagem.” 


Link da matéria do site The Intercept: https://theintercept.com/2020/04/13/vivo-venda-localizacao-anonima/ 

últimas