NOVA DIREÇÃO

Novo reitor da Universidade Brasil exerceu cargo no MEC e foi responsável pelo novo Fies

Novo reitor da Universidade Brasil exerceu cargo no MEC e foi responsável pelo novo Fies

Felipe Sigollo trabalhou no Ministério da Educação entre 2016 e 2018

Felipe Sigollo trabalhou no Ministério da Educação entre 2016 e 2018

Publicada há 3 anos

Gustavo Jesus

Desde o dia 8 de abril a Universidade Brasil tem um novo reitor. Felipe Sigollo assumiu a direção da instituição no lugar do reitor Pró-Tempore, Prof. Dr. Carlos Antonio da Silva, que estava no comando da universidade depois do afastamento do ex-reitor Adib Abdouni.

Adib teve decisão favorável da Justiça para voltar ao cargo, mas Cláudia Aparecida Pereira, diretora da mantenedora da universidade, indicou Sigollo para a vaga.

Felipe Sartori Sigollo, 43 anos, é engenheiro civil formado pela FEI - Faculdade de Engenharia Industrial -, com MBA em Administração Executiva pela IMT - Instituto Mauá de Tecnologia -, e cursos na Harvard University.

O ponto curioso na nomeação de Sigollo é o histórico profissional do reitor. Entre 2016 e 2018 ele foi Secretário-Executivo adjunto do Ministério da Educação, trabalhando justamente como presidente do Comitê Gestor do Fies, modalidade de financiamento estudantil onde, de acordo com as acusações, a Universidade Brasil praticou a maioria dos crimes das quais é acusada.

Sigollo também foi Secretário-Executivo substituto (vice-Ministro) do MEC,e esteve no Ministério da Cidadania, no governo Bolsonaro, em indicação de Onyx Lorenzoni - que também teria indicado Júlio Semeghini para o Ministério da Ciência e Tecnologia. 

O reitor também foi um dos responsáveis pela idealização do Novo Fies, criando e presidindo o CG-FIES - Comitê Gestor do programa. Também presidiu o Grupo de Trabalho para Avaliação do Ensino Superior. Participou ativamente da reforma do Ensino Médio, da Base Nacional Comum Curricular e das novas diretrizes da regulação e do Ensino à Distância (EAD).

Felipe Sigolli é membro do PSDB, e foi tesoureiro do diretório do partido em São Paulo, além de ocupar cargos na administração estadual. Tucano de longa data, Sigollo esteve envolvido em várias campanhas do partido nos últimos anos.

Questionada sobre a nomeação, a Universidade Brasil não respondeu a reportagem até o fechamento desta edição. Quando houver a resposta, ela será acrescentada à matéria em oextra.net.


 

últimas