APREENSÃO

Reuniões marcadas para o início da semana serão decisivas na manutenção do curso de Medicina

Reuniões marcadas para o início da semana serão decisivas na manutenção do curso de Medicina

Alunos da Universidade Brasil representam fatia considerável da economia de Fernandópolis

Alunos da Universidade Brasil representam fatia considerável da economia de Fernandópolis

Publicada há 3 anos

O reitor Felipe Sigollo fará uma verdadeira peregrinação em órgãos do MEC

Gustavo Jesus

Depois da liminar concedida pela Justiça, que suspende a desativação do curso de Medicina da Universidade Brasil, o começo da próxima semana será decisivo para a manutenção das suas atividades de maneira definitiva.

O reitor Felipe Sigollo, que assumiu o comando da universidade no início de abril, fará uma série de reuniões no Ministério da Educação, entre segunda e terça-feira, para tentar reverter o processo de fechamento do curso.

A ida de Felipe ao MEC inclui reuniões no CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), CNE (Conselho Nacional de Educação) e FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação).

De acordo com informações apuradas pela reportagem, as visitas têm por objetivo o início de conversas para encaminhar tratativas amigáveis para a solução dos processos que envolvem a Universidade Brasil.

A ideia é que seja aberto um canal de comunicação mais regular e direto com o Ministério e suas autarquias, visando sanar os processos administrativos.

O gesto de aproximação mostraria a disposição da universidade em seguir todas as normas e protocolos estabelecidos pelo MEC, e garantir a manutenção de funcionamento pleno do curso.

A boa relação do atual reitor com o MEC, é um trunfo da universidade para conseguir achar uma solução que garanta o funcionamento do curso de Medicina. Felipe Sigollo foi funcionário da pasta entre 2016 e 2018 e tem bom trânsito no órgão.

Na quinta-feira, 30, a Universidade Brasil obteve liminar que suspendeu o Despacho que desautorizava a continuidade do curso de Medicina. A decisão foi concedida de maneira provisória.

Em nota, a instituição garantiu que seguirá as orientações e determinações do MEC, e que vai esclarecer todos apontamentos que sofreu desde a deflagração da Operação Vagatomia.
 
 "É nosso dever observar todos os dispositivos legais que regem o bom funcionamento da instituição, bem como executar as melhores práticas acadêmicas, em consonância com as orientações e determinações do MEC. No âmbito administrativo, apresentaremos todos os esclarecimentos devidos ao Conselho Nacional de Educação – CNE".

O texto, publicado no site da instituição, garante que plataformas de aprendizagem online estão à disposição dos alunos.

"Também informamos que a plataforma AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem (https://ava.universidadebrasil.edu.br/) e a RM (portal.universidadebrasil.edu.br:8080/WEB/APP/EDU/PORTALEDUCACIONAL/login/) estão operando normalmente, locais em que o aluno poderá desenvolver suas atividades acadêmicas e regularizar questões financeiras. Dessa forma, a continuidade do ano letivo segue com o menor prejuízo possível diante das atuais condições de exceção que estamos vivendo por conta da pandemia em curso".


 

últimas